PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

domingo, 4 de julho de 2021

MUTIRÕES APÓS O INCÊNDIO DE 22/03/21 NO COSTÃO DO PÃO DE AÇÚCAR

(Foto: Nicole Wender)

No dia 22/03/2021 ocorreu mais um incêndio no Costão da face leste do Pão de Açúcar, abrangendo cerca de 700m² da parte baixa do Costão e causando grande dano principalmente à vegetação rupícola, que é a mais comum no local. Uma lástima em todos os sentidos, pois trata-se de área com forte inclinação e solo raso e pobre (alguns trechos com apenas costões rochosos). Outros agravantes são os ventos fortes e a salinidade comum à beira-mar. Tudo isso torna a recomposição da vegetação difícil e lenta. As bromélias são as que se recuperam mais rápido, por causa do seu cone permanentemente preenchido de água da chuva e do sereno, o que evita que ele se queime totalmente e facilita a recuperação, mas a nova geração (os filhotes) que vão se desenvolvendo no caule com a missão de substituir o cone principal após a floração, foi toda destruída. 

Cerca de ¹/³ das bromélias tiveram as raízes de fixação na rocha consumidas no incêndio, provocando o descolamento da rocha e o seu consequente tombamento. Em muitos casos, as touceiras de bromélias deslizaram pela encosta, por causa da forte chuva que caiu logo depois do incêndio. Estas duas situações resultaram na necessidade de reposicioná-las de forma vertical (com o cone para cima), trabalho árduo feito em quatro mutirões com montanhistas, principalmente do Centro Excursionista Rio de Janeiro (CERJ), nos dias 1, 4, 11 e 17/04/21. Esse esforço conjunto salvou dezenas de bromélias que morreriam se não tivessem sido reposicionadas, além de ter criado barreiras com as bromélias para que o rico material orgânico resultante do incêndio não se perdesse. Acima de tudo, a adesão aos mutirões demonstrou o quanto os montanhistas estão comprometidos com a preservação do MoNa Pão de Açúcar, o que é admirável.

Participantes do mutirão do dia 01/04/2021:

-Caiê Visintin,  Marcelo Barros de Andrade (Gestor do MoNa),  Mariana Lopes dos Santos (Presidente do CERJ),  Mônica Esteves.

Participantes do mutirão do dia 04/04/2021:

-Breno Fontel,  Carlos Menescal,  Christina Tarrisse,  Henrique Menescal,  Miriam GerberMônica Esteves,  Paulo Ferreira,  Tainara Mendes Martins (Tatta).

Participantes do mutirão do dia 11/04/2021: 

-Cláudia Diniz,  Felipe Romeiro,  Klaydy ArrudaMarco Aurélio Louzada.

Participantes do mutirão do dia 17/04/2021:

-Isabela Martins,  Jana Menezes,  José de Oliveira Barros (ZéKili),  Marcelo Barros de Andrade,  Mônica Esteves,  Simone Leão,  Thiago Araújo.

Muito obrigado a todos pela preciosa ajuda. Vocês fizeram a diferença e demonstraram na prática que se importam com a preservação. 

Agradeço também ao Marcelo Andrade, Gestor do MoNa Pão de Açúcar, pelo apoio, inclusive colocando a "mão na massa" para ajudar a reposicionar as bromélias, e a Mariana dos Santos, Presidente do CERJ, pela mobilização dos associados.

Obs.: Demorei a fazer esta postagem por que escrever sobre o incêndio seria reviver um pouco a tragédia; rever as fotos, idem. É muito difícil ver o trabalho de anos de preservação cuidadosa ser destruído. Se há algo de positivo nessa desgraça, penso que seja a consciência da necessidade de preservação e o cuidado com o meio ambiente, que é responsabilidade de todos nós.

Fotos: Felipe RomeiroMarcelo Andrade, Mônica Esteves, Nicole Wender, Paulo Ferreira, Raphael Raine, Sávio.

Saudações ecológicas.

(Sávio Teixeira)




















































































5 comentários:

  1. Os reflorestamentos são muito importantes para a preservação natural das espécies de flora e fauna da Comunidade do Pão de Açúcar, duramente castigadas com este incêndio. Parabéns aos envolvidos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns guerreiros e guerreiras!! Deus abençoe a todos!!

    ResponderExcluir
  3. Bom saber que muitos ainda se importam com a vegetação das nossas encostas. Excelente trabalho! Parabéns a toda equipe envolvida no projeto!

    ResponderExcluir
  4. Fico muito feliz em saber que existem pessoas que se preocupam com a natureza. Parabéns a todos, o trabalho de vocês é importantíssimo

    ResponderExcluir