PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

quarta-feira, 4 de junho de 2014

VIVEIRO MUNICIPAL DE GUARATIBA (FAZENDA MODELO)

Viviane Grenha, Técnica Responsável
(Clique nas fotos para ampliar)
No dia 29/05/2014 tive o prazer de conhecer o viveiro municipal de Guaratiba (Fazenda Modelo). Ele é o maior dos cinco viveiros que a Prefeitura do Rio possui, produzindo 70% das mudas demandadas pelo projeto Mutirão Reflorestamento, criado há quase 30 anos pela Prefeitura e sabiamente mantido pelas administrações posteriores. Os outros viveiros estão localizados em Grumari, Vila Isabel, Campo Grande e Barra da Tijuca. Cerca de 50 pessoas trabalham no viveiro de Guaratiba, a maioria moradores de comunidades próximas. Nos reflorestamentos, a mesma lógica é utilizada, ou seja, a prioridade é
utilizar mão de obra das próprias comunidades próximas aos locais em recuperação. Estratégia acertada, pois envolve a comunidade local no projeto, já que os executores moram nessas comunidades. São cerca de 700 plantadores, mais os funcionários dos viveiros.

O viveiro de Guaratiba tem capacidade para produzir até 58.000 mudas/mês e os 5 viveiros tem capacidade de produção de até 1.000.000 de mudas/ano. São números impressionantes mas que mostram também o tamanho do desafio. A Prefeitura informa que já foram plantadas 5.000.000 de mudas, o que equivale a uma área de cerca de 2.000 campos de futebol.  
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) é parceira no Projeto Pão de Açúcar Verde, fornecendo as mudas utilizadas no reflorestamento que executo na face leste do Pão de Açúcar e nos mutirões mensais.
Agradeço ao Marcelo Barros, gestor do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, pelo convite e a Viviane Grenha, responsável pelo viveiro de Guaratiba.
Preparação das sementes
Edilberto Lima, encarregado da coleta de sementes


"









Francisco Cunha, responsável pelo setor de prod. de mudas










6 comentários:

  1. Muito legal. A participação de pessoas próximas às áreas de reflorestamento é uma idéia fantástica. Cria as condições ideais para o projeto funcionar. Orienta, educa e beneficia a quem já mora no local. Parabéns para todos envolvidos neste trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde , gostaria de saber como faço para conseguir mudas de árvores nativas não frutíferas .. apenas para sombreamento

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! gostaria de saber se vocês tem mudas de frutíferas inxertadas para vosos?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite .


    Sublime e belo trabalho. Gostaria de trabalhar na producao de mudas. Segue meu zap .21 96514.8426 EDILSON SANTOS . AGRICULTURA SINTROPICA ...

    ResponderExcluir
  5. Demais o projeto. Adoraria trabalhar na produção de mudas também :)

    ResponderExcluir
  6. Estou procurando um jardineiro q trabalha na Fazenda Modelo, chamado Alexandre de apelido (Mila),quem tiver contato com ele ,PEDIR pra ele com urgência entra em contato comigo ( Núbia e César), ele sabe quem é. É de extrema necessidade.

    ResponderExcluir