PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

quarta-feira, 4 de junho de 2014

VIVEIRO MUNICIPAL DE GUARATIBA (FAZENDA MODELO)

Viviane Grenha, Técnica Responsável
(Clique nas fotos para ampliar)
No dia 29/05/2014 tive o prazer de conhecer o viveiro municipal de Guaratiba (Fazenda Modelo). Ele é o maior dos cinco viveiros que a Prefeitura do Rio possui, produzindo 70% das mudas demandadas pelo projeto Mutirão Reflorestamento, criado há quase 30 anos pela Prefeitura e sabiamente mantido pelas administrações posteriores. Os outros viveiros estão localizados em Grumari, Vila Isabel, Campo Grande e Barra da Tijuca. Cerca de 50 pessoas trabalham no viveiro de Guaratiba, a maioria moradores de comunidades próximas. Nos reflorestamentos, a mesma lógica é utilizada, ou seja, a prioridade é
utilizar mão de obra das próprias comunidades próximas aos locais em recuperação. Estratégia acertada, pois envolve a comunidade local no projeto, já que os executores moram nessas comunidades. São cerca de 700 plantadores, mais os funcionários dos viveiros.

O viveiro de Guaratiba tem capacidade para produzir até 58.000 mudas/mês e os 5 viveiros tem capacidade de produção de até 1.000.000 de mudas/ano. São números impressionantes mas que mostram também o tamanho do desafio. A Prefeitura informa que já foram plantadas 5.000.000 de mudas, o que equivale a uma área de cerca de 2.000 campos de futebol.  
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) é parceira no Projeto Pão de Açúcar Verde, fornecendo as mudas utilizadas no reflorestamento que executo na face leste do Pão de Açúcar e nos mutirões mensais.
Agradeço ao Marcelo Barros, gestor do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, pelo convite e a Viviane Grenha, responsável pelo viveiro de Guaratiba.
Preparação das sementes
Edilberto Lima, encarregado da coleta de sementes


"









Francisco Cunha, responsável pelo setor de prod. de mudas










Um comentário:

  1. Muito legal. A participação de pessoas próximas às áreas de reflorestamento é uma idéia fantástica. Cria as condições ideais para o projeto funcionar. Orienta, educa e beneficia a quem já mora no local. Parabéns para todos envolvidos neste trabalho.

    ResponderExcluir