PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

domingo, 5 de junho de 2022

MUTIRÃO DE PLANTIO/ATM-RIO NAS MONTANHAS - 21 E 22/05/2022

O Projeto Pão de Açúcar Verde/Instituto Ecoflora de Atividades Ambientais foi parceiro novamente do evento anual Rio nas Montanhas/Abertura da Temporada de Montanhismo, que neste ano completou 35 anos e voltou ao formato presencial após a parada obrigatória provocada pela pandemia. A decisão da FEMERJ-Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro, de fazer o evento presencial envolveu algum risco e muitos desafios, mas a produção fez bonito com uma equipe aguerrida de voluntárias e voluntários, e no sábado, dia 21/05,

o evento estava aberto ao público na Praça General Tibúrcio, na Urca. Parabéns à FEMERJ, aos patrocinadores, aos apoiadores, ao time de voluntárias/os e demais envolvidos (salve, Ligia Forny!) por acreditar que era possível, mesmo não tendo as condições ideais para montar o evento, para a alegria dos que curtem atividades ao ar livre, em especial a comunidade montanhista. E ainda tivemos o bônus de um céu azul com sol pleno de outono, contrastando com os dias chuvosos anteriores.

O time do Instituto Ecoflora/Projeto Pão de Açúcar Verde marcou presença com 6 atividades: 3 no dia 21/5 (sábado) e 3 no dia 22/05 (domingo). Com essas atividades esperamos ter contribuído para uma maior consciência ambiental e a necessidade de preservação do meio ambiente. Além dessas atividades, apoiamos a equipe do Centro Excursionista Rio de Janeiro |(CERJ) na preparação da oficina "Plantando Sementes", conduzida pelo Henrique Menescal e pela Ilana Boetger, realizada no Morro da Urca. Parabéns equipe do CERJ. Com a "semente" bem plantada, a colheita virá. 

Aproveitamos a ATM/Rio nas Montanhas para lembrar que o Projeto Pão de Açúcar Verde está completando 20 anos de atividades voluntárias ininterruptas no MoNa Pão de Açúcar, com ênfase de atuação nos 2,5ha de área adotada no Pão de Açúcar (partes das faces leste e sul). Muito obrigado a todos que acreditaram no Projeto, especialmente os voluntários, que são parte dessa vitória.

Neste mutirão plantamos 50 mudas de espécies da Mata Atlântica: 10 de paineira-rosa (Ceiba speciosa), 10 de tarumã/tucaneiro (Citharexylum myrianthum), 10 de jaracatiá/mamão-do-mato (Jacaratia spinosa), 10 de andá-açú/boleira (Joannesia princeps), 10 de maricá (Mimosa bimucronata) e 10 de canafístula/farinha-seca (Peltophorum dubium), fornecidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) através do Refloresta Rio (rede de viveiros da Prefeitura).

Agradecemos o apoio dos nossos parceiros e apoiadores: Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), Marcelo Andrade, gestor do MoNa Pão de Açúcar, Refloresta Rio, Parque Bondinho Pão de Açúcar e Coclima. Agradecemos também aos guias, oficineiros e palestrantes abaixo, que atuaram voluntariamente a convite do Instituto Ecoflora, contribuindo para o sucesso do evento, além do Belmiro Feijó, voluntário do Instituto Ecoflora e Edilson de Souza/Tafarel, do Parque Bondinho, pelo super apoio no preparo do mutirão de plantio. 

No sábado, 21/05:

-Passeio Guiado para Observação e Identificação de Aves - Guia: Marcello Coimbra

-Trilha Interpretativa - Guia : Paulo Renato Porto Filho;

-Mitos e Realidades Sobre as Abelhas Nativas Sem Ferrão - Palestrante: Luiz Alberto Medina (Associação dos Meliponicultores do Estado do Rio de Janeiro);

No domingo, 22/05:

-Passeio Guiado para Observação e Identificação de Aves - Guia: Marcello Coimbra;

-Mutirão de plantio de espécies da Mata Atlântica - Guia: Sávio Teixeira;

-Oficina de Horta Caseira - Oficineiros: Paulo Renato Porto Filho e Monique Futscher.


Registro fotográfico:

-Mutirão de plantio: Tendo Santos

-Aves: Marcello Coimbra

-Oficina de Horta Caseira: Mônica Welker e Monique Futscher

-Trilha Interpretativa: Paulo Renato Porto Filho

-Preparação do mutirão: Sávio Teixeira


Saudações ecológicas.

(Sávio Teixeira)

(contato@institutoecoflora.org.br)















































































Participantes da Trilha Interpretativa
Participantes da Trilha Interpretativa





























Equipe da AME-Rio















Nenhum comentário:

Postar um comentário