PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

terça-feira, 21 de junho de 2022

MUTIRÃO DE PLANTIO DE 17/06/22 COM ALUNOS DO PROJETO SOMAR/FIOCRUZ

Reiniciamos no dia 17/06/22 os nossos já  tradicionais mutirões de plantio com a Fiocruz na Semana do Meio Ambiente, interrompidos por dois anos por causa da pandemia. A atividade estava programada para o dia 11/06/22 mas foi necessário adiar, pois choveu no dia anterior e a meteorologia previa mais chuva para o dia do evento. Na nova data escolhida fez um belo dia com temperatura amena e com solo ainda úmido por causa das várias chuvas que caíram durante a semana, situação ideal para o plantio no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (Mona Pão de Açúcar).

Nesse mutirão de plantio, o foco foram 21 crianças

e adolescentes participantes do Projeto SOMAR, que é parte do programa de responsabilidade socioambiental de Bio-Manguinhos/Fiocruz, e que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de crianças e jovens das comunidades situadas no entorno da instituição, no Rio de Janeiro. Fizemos a subida pela trilha até o local do plantio, no Morro da Urca, o que agradou a garotada por adicionar um pouco de desafio à atividade. O plantio foi feito no colo entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, já próximo da face oeste do Pão de Açúcar. No final, a descida foi feita pelo teleférico, adicionando mais emoção ao passeio. Certamente um dia que eles não esquecerão facilmente. 

Plantamos 35 mudas de espécies da Mata Atlântica: embiruçú (Pseudobombax grandiflorum), jaracatiá/mamão-do-mato (Jacaratia spinosa), mutambo (Guazuma ulmifolia) e paineira-rosa (Ceiba speciosa).

Agradeço a "família Fiocruz", liderada pelo Jorge Cariuz, pela parceria nessa atividade; a Secretaria municipal de Meio Ambiente da Cidade (SMAC) e a Refloresta Rio, pela doação das mudas; ao Gestor do Mona Pão de Açúcar, Marcelo Andrade, pelo apoio; e ao Parque Bondinho Pão de Açúcar, pelo transporte das mudas até o Morro da Urca. 

Fotos: Rainer R.

(Sávio Teixeira)



































































































Um comentário:

  1. Desolada por tanta notícia ruim, ver esse post trouxe um refrigerio para a minha alma.
    Parabéns a todos e obrigada por cuidarem da natureza da nossa cidade.

    ResponderExcluir