PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

quinta-feira, 21 de abril de 2022

MUTIRÃO DE PLANTIO DO DIA 16/04/2022

Após dois adiamentos por causa das chuvas, finalmente conseguimos fazer o mutirão de plantio de abril no dia 16, mesmo assim com previsão de chuva fraca e que poderia cair a qualquer momento, principalmente na parte inicial da manhã, mas valeu a pena "arriscar". Com o solo bem umedecido pelas diversas chuvas que caíram nos dias anteriores, foi fácil fazer as covas e prazeroso fazer o plantio em condições tão favoráveis. Infelizmente, dos cerca de 30 inscritos, a metade não acreditou na previsão meteorológica favorável e faltou, restando um pequeno grupo de 10 voluntários, o que complicou a logística de transporte das mudas do Morro da Urca até o local de plantio. 

Na trilha, próximo ao local do plantio no colo entre os Morros da Urca e o Pão de Açúcar, encontramos quatro jovens paulistas que, convidados, aceitaram de pronto participar do plantio (Alexandre, Douglas, Gabriel e Juliana), facilitando o transporte das mudas e agilizando o plantio. Turistando e plantando, deixaram sua marca positiva no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar).

Desta vez plantamos 39 mudas de espécies da Mata Atlântica: guapuruvu (Schizolobium parahyba), ipê-amarelo (Handroanthus albus), jurema (Chloroleucon tortum), louro-pardo (Cordia trichotoma), mamoeiro-do-mato (Jacaratia spinosa), paineira-rosa (Ceiba speciosa) e pau-brasil (Paubrasilia echinata). 

Agradeço os apoios da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), do MoNa Pão de Açúcar, do ReflorestaRio (rede de viveiros da Prefeitura), do Parque Bondinho Pão de Açúcar e da CoClima, nossos parceiros na atividade.

Voluntários:

Alexandre Sturm Laureano,  André Laucas,  Belmiro Feijó de LimaChristina Bocayuva,  Cláudia Souza de MelloDouglas Silva FrançaEmerson Santiago Lai,  Felipe Godoi CâmaraGabriel dos AnjosJuliana Marques Teixeira,  Marina Gabriela Prado MenezesMatheus Godoi CâmaraSilvana Godoi Câmara, Silvia Nardi de Almeida.

Fotos: Christina Bocayuva

Muito obrigado a todos pela ajuda.

Saudações ecológicas.

(Sávio Teixeira)


























Nenhum comentário:

Postar um comentário