PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

sábado, 12 de março de 2022

MUTIRÃO DE PLANTIO DO DIA 05/03/2022

Nosso mutirão de plantio do dia 05/03/2022 foi feito em um belo dia de sol de verão e com um número maior de participantes do que o habitual, mas dentro da faixa de segurança em relação a pandemia por ser em local aberto. Outra providência foi dividir os participantes em duas equipes. Uma subiu pela trilha e outra foi pelo bondinho. 

A TV Globo acompanhou em diferentes dias a preparação do local do plantio, o transporte das mudas pelo bondinho de passageiros, e o mutirão de

plantio, no sábado. Foi uma experiência diferente para os voluntários, com vários deles tendo a oportunidade de falar sobre a experiência de participar de um plantio nesse local tão especial que é o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar).

Plantamos 50 mudas de espécies da Mata Atlântica: cajá-mirim (Spondias mombin), guarajuba (Terminalia acuminata), louro-pardo (Cordia trichotoma), pau-brasil (Paubrasilia echinata) e sabão-de-soldado (Sapindus saponaria), com destaque para a guarajuba, espécie endêmica do Estado do Rio de Janeiro e que foi considerada extinta em 1998 pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Em anos recentes foram encontrados exemplares dessa espécie em algumas Unidades de Conservação, o que está possibilitando a sua reintrodução na natureza, mas a espécie ainda se encontra em risco de extinção.

Tivemos a grata surpresa de ter um número expressivo de crianças participando do mutirão, inclusive os meus netos, Vicente, Serena e Rubi, filhos do Paulo Renato e da Gabriela, além da Marina e do Nicolas, filhos do Pedro Horta e da Fernanda, do Felipe e do Matheus, filhos da Silvana, da Sofia, neta do André Paes e da Patrícia, e do Santiago, irmão da Helena, todos empolgados com a atividade de plantio.

Agradeço a presença da equipe do Bondinho Pão de Açúcar neste mutirão: Pedro Horta (Gerente de Sustentabilidade), Victor Leite (Head de Meio Ambiente), Yasmin Morais (Meio Ambiente) e Bianca Baptista (Assessoria de Imprensa). Agradeço especialmente a equipe da TV Globo, pelo registro cuidadoso das etapas do mutirão. Ainda não sabemos quando a matéria será veiculado, mas farei a divulgação na ocasião. 

Agradeço aos nossos parceiros, Marcelo Andrade (Gestor do MoNa Pão de Açúcar), Refloresta Rio (Rede de Viveiros da Prefeitura do Rio), Bondinho Pão de Açúcar e CoClima.

Preparação do terreno e dos berços/covas para as mudas: Belmiro Feijó e Luiz Affonso Chagas.

Agradeço também a Sandra Paredes e ao Sérgio Rosito pela doação das mudas de tamboril e de guapuruvu.

Registro fotográfico: Rainer R.

Participantes: 

André Hipólito Mendoza Paes,  André Laucas de Campos,  André Luiz Lira Paes,  Belmiro Feijó de Lima,  Bianca Baptista,  Doris Kosminski,  Fabrício Farias Siqueira,  Fernanda Rath Fingerl,  Felipe Godói Câmara,  Felipe Laucas de Campos,  Gabriela B. R. Barros,  Gabriella Del Pilar M. Paes, Helena de Trindade Dantas,  Juliana de Farias Lucas Arguello AragãoLuiz Miguel Mendoza Paes,  Marcelle Serrão Farias,  Marina Horta Matheus Godoi Câmara Mônica Welker,  Natália Freitas,  Nicolas Horta,  Patrícia Del Pilar Mendoza Paes,  Paulo Renato de Farias Porto Filho,  Pedro Almada Horta Pedro Laucas de Campos,  Rita de Souza Mendes Pereira,  Rosanna Costa de OliveiraRubi Bittencourt Porto,  Sandra Paredes,  Santiago Guimarães DantasSerena Bettencourt Porto,  Sérgio Rosito,  Silvana Godoi Câmara,  Sofia del Pilar Paes LópesVicente Bittencourt Porto,  Victor Leite de Paula,  Ximena Illarramendi,  Wagner Barreto Formiga. 

Saudações ecológicas.

(Sávio Teixeira)



































































































3 comentários:

  1. Que trabalho importante ! Parabéns a todos.
    Plínio Senna

    ResponderExcluir
  2. Lindo trabalho! Lindas fotos! Parabéns ao Sávio e a todos os envolvidos

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez, show!!!! Parabéns a todos!

    ResponderExcluir