PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

MUTIRÃO DE PLANTIO DO DIA 06/11/21

(Clique nas fotos para ampliar)
No nosso penúltimo mutirão mensal de plantio do ano, feito no dia 06/11/21, tivemos a presença de um grupo de 7 participantes levados pela Simone Godoi, uma das coordenadoras do coletivo Amigos da Praça Radial Sul, de Botafogo. O Instituto Ecoflora está apoiando a reivindicação dos moradores do entorno desta praça, que é a criação do Parque Ambiental Maciço da Preguiça, entre a rua Alzira Côrtes e um novo empreendimento imobiliário, no último fragmento de floresta que restou ao longo da rua Ministro Raul Fernandes. A Associação de Moradores e Amigos de Botafogo (AMAB), a Mimirabolantes e a Galeria Zagut também apoiam a demanda. Vamos juntos em prol de melhor qualidade de vida. 

De volta ao mutirão, desta vez os voluntários subiram a trilha levando as 30 mudas de espécies da Mata Atlântica, o que foi um pouco complicado para alguns, mas que também deu um gostinho bom de plantar a muda que foi fruto desse esforço extra para ver o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca com uma floresta mais adensada e diversa. O tempo estava excelente e pudemos fazer o plantio com a terra úmida e propícia ao plantio, no colo próximo a face oeste do Pão de Açúcar. De bônus, a presença de 3 crianças, o que é sempre muito especial. O Nicolás, de 9 anos, me procurou duas vezes para dizer emocionado que a experiência de plantio tinha sido muito importante para ele, que tinha gostado muito de ter participado da atividade e plantado a "sua" muda. Quando o essencial é manifestado dessa forma pueril, acontece algo mágico que faz 20 anos parecerem um pequeno lapso de tempo. 

Sim, o Projeto Pão de Açúcar Verde está completando duas décadas de atividades! A adoção oficial no MoNa Pão de Açúcar está completando 12 anos, além dos 3 anos de fundação do Instituto Ecoflora de Atividades Ambientais. São efemérides que merecem comemoração. Aguardem, logo faremos a divulgação.

Espécies plantadas: embiruçú (Pseudobombax grandiflorum), mutambo (Guazuma ulmifolia), paineira-rosa (Ceiba speciosa) e canafístula (Peltophorum dubium).

Participantes:  Carmem LimaDaniela MaiaDoris KosminskiFelipe Godoi CâmaraFrancisco PolitoGleyci Aparecido O. MoserJosé Juan Barrera Alba,  Júlia Maria Oliveira AndradeLorenzo Barrera MoserLorin MollMarcela AbdallaMarcelle Serrão FariaMário Victor C. Monteiro FilhoMiriam Alves PereiraNicolás Barrera MoserNina von Lachmann Rizzo SoaresRoberta GuimarãesSilvana Godoi CâmaraXimena Illarramendi.

Agradecimentos: Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Marcelo Barros de Andrade, Gestor do MoNa Pão de Açúcar; Bondinho Pão de Açúcar; CoClima; ReflorestaRio.

Fotos: Christina Bocayuva.

Saudações ecológicas,

(Sávio Teixeira)

  








































Um comentário:

  1. Parabéns, Sávio e equipe. O que vocês estão fazendo podemos dizer, com segurança, que é dar continuidade à criação do nosso Deus. Parabéns. Parabéns a você e minha profunda admiração a toda a equipe que se registra para muitas e muitas gerações como verdadeiros heróis.....parabéns.

    ResponderExcluir