(Clique nas fotos para ampliar) |
No dia 25/09/21 foi feito um mutirão de plantio de 32 mudas no Parque do Martelo, no local escolhido para ser o futuro Bosque Haroldo Cavalcante de Lima, em homenagem ao eminente biólogo, professor e pesquisador (JBRJ), um dos maiores especialistas da família Fabaceae no Brasil. Homenagem merecida a este Mestre generoso e sempre disposto a compartilhar seu conhecimento.
Foi um prazer participar desta singela homenagem dos moradores e frequentadores do Parque do Martelo a esse importante cientista, quando plantamos pitangueiras, grumixameiras, pau-brasil, guaçatonga, jaracatiá, embaúba, babosa-branca, angico, guabiroba, cabeludinha, ingá, aroeira-pimenteira, dentre outras, doadas pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). A empresa Ciclo Orgânico apoiou o evento doando composto orgânico para enriquecer os berços das mudas. A maioria das mudas plantadas são frutíferas, o que vai ajudar a atrair e fixar principalmente a avifauna.
Tivemos ainda o privilégio de fazer o plantio ao som de "As Quatro Estações", de Vivaldi, pois uma vizinha colocou a caixa de som na janela do seu apartamento, que dá fundos para o parque, brindando-nos com essa obra-prima.
Foi inaugurada no mesmo dia uma trilha para facilitar o enriquecimento e a regeneração da vegetação do futuro bosque, idealizada e executada pelo professor e pesquisador Richieri Sartori (PUC-Rio), importante parceiro do Parque, fortalecendo as iniciativas da diretoria do Parque do Martelo e da Associação dos Moradores do Alto Humaitá (AMAH).
O professor Richieri Sartori lançou recentemente com o professor André Scarambone Zaú (editores), o livro “Florestas aos Montes – A Recuperação das Matas do Rio de Janeiro”, pela Editora Letras e Versos. São vinte e um capítulos com os resultados dos trabalhos de mais de trinta pesquisadores de dez diferentes instituições, com foco na recuperação e na restauração ecológica. Você pode adquirir o livro neste endereço eletrônico: https://florestasaosmontes.lojavirtualnuvem.com.br/
(Sávio Teixeira)
Onde fica este parque ?Excelente ação 🌱🌳🌱🌳🤗
ResponderExcluirRua Miguel Pereira, no Humaitá.
ExcluirObrigado Sávio!
ResponderExcluirFoi ótimo a confraternização com os amigos. Compartilho a homenagem com os amigos que juntos tentam tornar o Rio mais verde e feliz, em especial você e o grupo do Pão de Açucar Verde. TMJ!!!