PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

HOMENAGEM AOS PARCEIROS DA COOPBABILÔNIA



Hoje é dia de agradecer aos parceiros da Coopbabilônia, que me ajudam desde 2003 no reflorestamento nas faces leste e sul do Pão de Açúcar. Trabalhamos juntos também no Parque da Prainha de fev a julho/2019, numa curta parceria com o Instituto Naturalis na etapa inicial do reflorestamento do Morro do Caeté.
A Coopbabilônia (Cooperativa dos Trabalhadores em Reflorestamento e Prestação de Serviços da Babilônia) foi fundada em julho de 2000, no âmbito do Programa Mutirão Reflorestamento, da Prefeitura do Rio. É presidida desde sua criação por Carlos Antonio Pereira (Palô), filho de dona Percília da Silva Pereira (Tia Percília), falecida em 2013, liderança histórica no Morro da Babilônia, homenageada
com o nome de uma escola local. Palô seguiu o exemplo da mãe e também é reconhecido como uma importante liderança na comunidade, tendo sido também presidente da associação de moradores.
A Coopbabilônia tem 24 associados e sua atuação, sob a liderança do Palô, tem se pautado por valores como inclusão social, estímulo à cidadania, melhora da autoestima dos cooperados, valorização do coletivo e apoio mútuo. Além de atuarem nos reflorestamentos, os cooperados atuam também como guias locais para os turistas que visitam o Morro da Babilônia.
Dar vez e voz aos associados, estimular a visibilidade social, tornar-se agente ativo de sua história, ajudar a evitar o curto caminho do tráfico e da violência: tudo isso está inserido na história da Coopbabilônia.
Muito obrigado pela ajuda nessa nossa longa trajetória em benefício do MoNa Pão de Açúcar e da nossa cidade. Sigamos juntos.
Saudações ecológicas.
(Sávio Teixeira)































































































Palô, Tia Percília, Sávio, Abílio e Nilson
Homenagem "Parceiro Ambiental" (SMAC 2012)

Um comentário:

  1. Justa homenagem ! Vida longa à Coopbabilonia ! Parabéns, Sávio, Palo e todos os demais cooperados, que se dedicam ao projeto, sempre com um sorriso na face. O resultado disto pode ser visto nos controles fotográficos... Espetacular ! (Plinio Senna).

    ResponderExcluir