PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

segunda-feira, 8 de julho de 2019

MUTIRÃO DE PLANTIO COM FUNCIONÁRIOS DA FIOCRUZ - 05/06/2019

(Clique nas fotos para ampliar)
Comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente e como parte do Circuito Ambiental Fiocruz 2019, os funcionários dessa prestigiada instituição mais uma vez deixaram sua marca positiva no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca com uma caminhada e plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica. Os dias que precederam o evento foi de muita chuva e estava previsto que choveria também no dia do mutirão de plantio. Para nossa sorte, abriu uma janela de tempo bom o suficiente para que fizéssemos a atividade, que contou com as presenças do Diretor do Departamento de Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (COGIC), Roberto Pierre
Chagnon, e do Chefe do Departamento de Gestão Ambiental, Jorge de Oliveira Cariuz. A atividade teve o apoio do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (ASFOC). No início da trilha do Morro da Urca  fizemos uma rápida dinâmica com as crianças da Escola Gabriela Mistral, por sugestão da Diretora Ana Lúcia Palatinski. Foi um momento especial para nós, ao ver o brilho nos olhos dessas crianças e o interesse delas pela natureza. Com certeza elas farão a diferença no futuro. 

Foram plantados amendoim-bravo, angico-branco, cedro, embiruçú, paineira-rosa, pau-brasil, pau-ferro e sibipiruna em um trecho do Morro da Urca que necessitava de enriquecimento de espécies. 
Este é o terceiro ano consecutivo que o Projeto Pão de Açúcar Verde e a FIOCRUZ unem forças para comemorar essa data tão emblemática, afinal meio ambiente é tudo o que nos cerca, por isso é muito importante ter um dia especial para refletirmos sobre a forma como utilizamos os recursos naturais e como podemos diminuir o impacto que causamos. 
No local do plantio os participantes ouviram uma palestra do Breno Fontel sobre o coletivo Agrofloresta da Urca (AFU) que está desenvolvendo hortas orgânicas no bairro, e também sobre o Stand UPET, que é a produção de pranchas com garrafas pet, uma ótima forma de reaproveitamento de um material que certamente iria para o lixo. 
Após o plantio, fizemos um passeio até o topo do Morro da Urca, onde o Bondinho Pão de Açúcar também estava comemorando o Dia do Meio Ambiente com as presenças do Diretor-Geral da empresa, Sandro Fernandes, do Secretário de Meio Ambiente do Rio, Marcelo Queiróz, do Gestor do MoNa Pão de Açúcar, Marcelo Andrade, e do Mauro Pereira, Diretor-Executivo da ONG Defensores do Planeta, representante da sociedade civil na ONU Meio Ambiente.
Após as atividades, parte do grupo foi conhecer o Pão de Açúcar e depois desceu de bondinho, com ingressos cedidos pela empresa. Foi um prazer comemorar o Dia do Meio Ambiente com vocês. Que venham outros.
Agradecimentos: ao Marcelo Andrade, Gestor do MoNa Pão de Açúcar, pelo apoio e fornecimento das mudas; ao Jorge Cariuz e a Thays Carvalho, da Fiocruz, pela parceria; a Roberta Pena, do Bondinho, pela cessão dos ingressos e ajuda com os berços para as mudas; a Ana Lúcia Palatinski, por nos proporcionar a atividade com as crianças; ao Rainer Seffrin, pelas fotos; e ao Breno Fontel, pela palestra. 
(Sávio Teixeira)
























































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário