PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

segunda-feira, 6 de maio de 2019

RIO NAS MONTANHAS/MUTIRÃO DE PLANTIO - 27 e 28/04/2019

(Clique nas fotos para ampliar)
Participamos mais uma vez do evento anual Rio nas Montanhas/Abertura da Temporada de Montanhismo, realizado na Urca nos dias 27 e 28/04/19. Fomos o principal parceiro do evento na área de Montanhismo Social com 5 atividades realizadas em conjunto com nossos parceiros (mutirão de plantio, carretinha com jardim  sensorial, passeio guiado para observação de aves, apresentação sobre abelhas nativas sem ferrão e trilha interpretativa). Outras duas atividades programadas não foram realizadas por motivos alheios a nossa vontade. A atividade com maior adesão foi o mutirão de plantio, com cerca de 40 participantes. Felizmente o local onde o mutirão foi realizado estava sombreado, o que amenizou o forte calor. Plantamos 50 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica na face sul do Pão de Açúcar (ipê-amarelo, amendoim-bravo, paineira, araribá-amarelo, sibipiruna, pau-ferro, embiruçú, jaracatiá e cajá-mirim) fornecidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Como previsto, recebemos cerca de 40 moradores de Andrade Costa, distrito de Vassouras, onde se localiza a ONG Associação
Civil Vale Verdejante, para participar das atividades previstas no Projeto Mar e Montanha (Reflorestamento e Educação - Integração Urbana-Rural com Inclusão Social). Este projeto está sendo executado pela  Vale Verdejante em parceria com o Projeto Pão de Açúcar Verde, com patrocínio da Fundação Banco do Brasil (FBB).
O Bondinho do Pão de Açúcar, sensibilizado pelo viés de inclusão social do Projeto Mar e Montanha, proporcionou ao grupo de Andrade Costa um tour gratuito ao complexo do Pão de Açúcar, que se tornou uma experiência inesquecível para todos, já que nenhum deles conhecia esse ícone do Rio. Ainda pelo Projeto Mar e Montanha, veio um grupo de 10 universitários da UFRRJ-Instituto Três Rios, organizado pela professora Erika Cortines, para participar do evento.
Neste mutirão tivemos as ilustres presenças do Tiago Rangel, Diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), do Andrei Veiga, Gerente das Unidades de Conservação do INEA, e do Carlos Dário, Gestor do Parque Estadual do Desengano, além dos guardas-parques do INEA que também participaram do mutirão e deram suporte aos participantes nas partes difíceis da trilha.
Ainda dentro do evento Rio nas Montanhas, foi feita a cerimonialização da renovação da Adoção de 2,5 hectares no MoNa Pão de Açúcar, com as presenças do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcelo Queiróz, do Gerente de Unidades de Conservação, Délzio James, do Gestor do MoNa Pão de Açúcar, Marcelo Barros de Andrade, e do Ricardo Castelo Branco Jorge, assessor do Gestor do MoNa, além do Presidente da Cooperativa de Reflorestamento do Morro da Babilônia (Coopbabilônia), Carlos Antonio Pereira (Palô). Apesar do reflorestamento ter sido iniciado em 2002, a adoção oficial aconteceu somente em 2010 e vem sendo renovada a cada dois anos. Portanto, comemoramos também o aniversário de 17 anos do Projeto Pão de Açúcar Verde.
Agradeço a presença de todos, em especial a do Secretário Marcelo Queiróz, a quem desejo êxito na nova missão, já que está iniciando sua gestão a frente da Secretaria de Meio Ambiente.
Agradecimentos: A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo fornecimento das mudas; ao Marcelo Barros de Andrade, Gestor do MoNa Pão de Açúcar, pelo apoio; a Denise Thomé (da ONG Vale Verdejante), pela parceria no Projeto Mar e Montanha; ao Pedro Bugim, Presidente da FEMERJ, pela cessão do stand; ao Bondinho do Pão de Açúcar, pelos ingressos-cortesia para o grupo de Andrade Costa; a professora Erika Cortines, pelo apoio com o grupo da UFRRJ-ITR; ao Rainer Seffrin, pelas fotos; a Carol Victor, pelas fotos adicionais; e aos voluntários que ajudaram no stand: Aldair Facundo, André Laucas, Belmiro Feijó, Carolina Barbosa, Gregory Lisboa, Illana Braga, Marco André Hinojosa, Sandra Villanueva, Solange Cardoso, Solange Gonçalves, Tizuko Myiagui.
Por fim, agradeço aos nossos parceiros que conduziram as atividades: Alessandro Alegretti (Passeio guiado para observação de aves), Carlos Ivan Siqueira (Conhecendo as abelhas nativas sem ferrão) e Paulo Renato (Trilha interpretativa).
Saudações ecológicas.
(Sávio Teixeira)




























































































































 




 

 

















 









 



 







Nenhum comentário:

Postar um comentário