PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

MUTIRÃO DO DIA 03/02/2019


Mutirão feito no verão é sempre um desafio e neste não foi diferente. Com a temperatura oficial na faixa dos 35º C, um grupo animado de voluntários aceitou o desafio de fazer o plantio mensal no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar). Sabíamos do risco de perda de algumas mudas pelo forte calor, mas estava previsto para o dia seguinte uma animadora chuva que mudaria esse quadro, o que findou se confirmando, felizmente.
Plantamos 30 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica (jatobá, sibipiruna, angico-branco, paineira, pau-d'álho e cajá-mirim), ajudando a ampliar a
diversidade das espécies
Faltaram 16 inscritos neste mutirão, o que inviabilizou a participação de outras pessoas, pois o numero de participantes é limitado pelo cuidado com o impacto negativo que podemos causar e pela logística com as mudas. É inaceitável que mais da metade dos inscritos não compareça, tirando a oportunidade de outras participarem da atividade. Mais uma vez solicito que só se inscreva na atividade se você tiver certeza de que vai poder participar.
É necessário também se inscrever pelo e-mail contato@projetopaodeacucarverde.com.br para participar da atividade. Algumas pessoas compareceram sem se inscrever, o que também dificulta a logística.
Fora esse contratempo, fizemos uma atividade com ótima energia e integração com a natureza, com a certeza de que o pouco que fizemos terá um impacto positivo para o meio ambiente.
Agradeço a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA), pelo fornecimento das mudas; ao Gestor do MoNa Pão de Açúcar, Marcelo Barros de Andrade, pelo apoio; a Josi Manhães, pelas fotos; ao Eliel Leonardo, pelos berços para as mudas; ao Thiago Flaulhabe e ao Edú Bjorklund, pelas fotos adicionais; e todos os voluntários, pela ajuda.
(Sávio Teixeira)
Participantes:
      Andréa da Conceição Teixeira,  Belmiro Feijó,  Carolina Teixeira Moura,  Edú Bjorklünd,  Eliel Leonardo,  Illana Machado Braga,  Israel Lopes Santos,  Josi Manhães,  Jullia Ribeiro da Fonseca,  Larissa Oliveira,  Ligia Pinheiro,  Mariana Moreira Lopes,  Marina de Albuquerque Maranhão Bernardes,  Rosemary Moreira,  Thiago Flaulhabe Xavier Gomes.










































 











 



 


























 




Nenhum comentário:

Postar um comentário