Foi assinado Termo de Adoção em 26/10/2018, com validade de dois anos, entre a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente do Rio de Janeiro (SECONSERMA) e o Instituto Naturalis, em parceria com o Projeto Pão de Açúcar Verde, para executar a recuperação ambiental/reflorestamento de 2,72 hectares no Morro do Caeté, localizado no Parque Natural Municipal da Prainha.
O projeto de reflorestamento é de autoria do Engenheiro Florestal Salvador Correa de Sá e Benevides, e fizemos uma contraproposta com adaptações para a execução do projeto. As atividades programadas no projeto foram iniciadas em dezembro de 2018.
No dia 24 de Janeiro de 2019 ocorreu um grande incêndio na região, atingindo o Morro do Caeté e a área anexa ao parque, queimando todo o capim e também a vegetação arbustiva nativa ou plantada em projetos anteriores de reflorestamento. Uma lástima, pois todo o material orgânico que foi queimado teria grande importância no processo de recuperação da área adotada. O capim, muito bem adaptado ao
nosso clima e solo, retorna rapidamente, o que exige cuidado redobrado com a prevenção de novos incêndios, um risco constante no local.
Faremos o plantio de 27.200 mudas arbóreas e de restinga, que serão fornecidas pela SECONSERMA. O polígono de plantio tem solo raso, pobre, com alta declividade e extremos térmicos, dentre outros fatores. Isso torna a empreitada mais desafiadora mas não nos desanima, pelo contrário. Será um
grande prazer ver o Morro do Caeté livre das gramíneas invasoras, recoberto novamente pelas espécies da Mata Atlântica e de Restinga e livre do risco de novos incêndios.
grande prazer ver o Morro do Caeté livre das gramíneas invasoras, recoberto novamente pelas espécies da Mata Atlântica e de Restinga e livre do risco de novos incêndios.
Agradeço ao Secretário Municipal de Conservação e Meio Ambiente, Roberto Nascimento da Silva, ao Engenheiro Florestal da Coordenadoria de Áreas Verdes/Gerência de Recuperação de Áreas Degradadas, Salvador Correa de Sá e Benevides, aos parceiros do Instituto Naturalis, William Medeiros Prado e Ricardo W. Lacerda, que aceitaram o desafio comigo, e ao Gestor do Parque Natural Municipal da Prainha, Abílio Fernandes.
As fotos desta postagem são do mutirão do dia 20/02/2019, com voluntários do Instituto Naturalis e do Projeto Pão de Açúcar Verde, e a visita do Gestor Abílio Fernandes.
Voluntários: Sávio Teixeira, Ricardo Lacerda, Carlos Palô, Marcelo, Luiz, Tânia Lima e Patrícia Leite.
Fotografias de Rainer Seffrin.
(Sávio Teixeira)
Excelente noticia, Savio!
ResponderExcluirParabéns por mais esta empreitada!
Sucesso e felicidade!
Parabens!
ResponderExcluirParabéns Savio pela nova parceria, nesse projeto tão necessário e importante!!!
ResponderExcluirAbraços ecológicos
Margarida, dos Defensores da Terra.
Sávio, parabéns pelo trabalho realizado com amor e muita dedicação.
ResponderExcluirparabens outro trabalho importante!!! tizuko
ResponderExcluirMuito lindo o trabalho que vocês fizeram no mirante do Caeté!!! Parabéns!!!
ResponderExcluir