PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

domingo, 12 de março de 2017

MUTIRÃO DO DIA 05.03.2017

Clique em Mais Informações e nas fotos p ampliar

Olá voluntários e simpatizantes do Projeto Pão de Açúcar Verde! Chegamos ao nosso 3º mutirão do ano, o último do verão, que aliás estava bem presente, pois o calor estava opressivo e trabalhamos expostos ao sol. Fizemos o plantio, mais uma vez, na nova área adotada, na face sul do Pão de Açúcar, de onde se tem uma bela vista do mar, da Ilha de Cotunduba e do Morro do Leme, com o imponente forte no topo. Um presente para os 34 voluntários e voluntárias que
se dispuseram a participar do plantio, ajudando na recuperação do entorno deste ícone carioca e brasileiro que é o Pão de Açúcar.

Plantamos 35 mudas de espécies da Mata Atlântica doadas pela Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente (aroeira-da-praia, babosa-branca, palmeira jerivá, ipê-amarelo, araçá-da-praia e paineira), e 1 muda de ipê roxo doada pela Priscila e pelo Jordão, que vieram como representantes do Projeto Remoma-Reflorestamento do Morro da Matriz, de São Gonçalo, RJ. Este Projeto foi criado pelo biólogo Marcos Dias em 2002 e, como o nome indica, promove a recuperação ambiental/reflorestamento do citado morro. Os voluntários produzem mudas em viveiro próprio e também as recebem como doações. Uma vez por mês fazem um mutirão de plantio e manutenção aberto a comunidade. 
Parabéns ao Marcos, a Priscila, ao Jordão e a todos os envolvidos nesse importante trabalho que está mudando o panorama do Morro da Matriz. Como em todas as iniciativas de sucesso, a perseverança faz toda a diferença e o Projeto Remoma é a prova disso.
Agradeço ao Marcelo Barros de Andrade, Gestor do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar), pelo apoio e ajuda com as mudas; a Christina Bocayuva, pelas fotos; ao Sérgio Rosito, pela doação das estacas de bambu; ao Emídio Monteiro, pela ajuda com os "berços" para as mudas; e aos voluntários e voluntárias, pela ajuda. 
Participantes:
-Aldair Facundo,  Belmiro Feijó,  Benilde Araújo,  Bruno Khon,  Christina Bocayuva,  Daniel Garcia,  Dirac Braga,  Eduardo Falcão,  Emídio Monteiro dos Santos,  Filipa Gama,  Florestan Braga,  Heitor de Melo Guadagnini, Iluska Braga,  Iracema Prestes Brandão,  Ivanildo Porto Jordão,  John Hutton Cooper,  Marcelo Barros de Andrade,  Marcelo Joe,  Marco Antonio Guadagnini,  Marcos Namias,  Marina Lins,  Milena Piraccini Duchiade, Natália Gonçalves,  Nathália Marsal,  Priscina Santos Nascimento,  Rosanna C. Oliveira,  Sandra Paredes,  Sérgio Rosito,  Simone Leão,  Solange Gonçalves,  Solange Rodrigues Cardoso,  Solange Sancho,  Thaís Trindade, Ximena Illarramendi.
(Sávio Teixeira)










































































Um comentário: