(Clique em Mais Informações e depois nas fotos para ampliar) |
O mutirão de plantio do mês de agosto aconteceu dois dias após a festa de abertura da Olimpíada do Rio. Os organizadores incluíram uma criança carregando uma muda de árvore com cada delegação e os atletas depositaram sementes em um totem que se transformarão na floresta olímpica, em Deodoro, no Rio. Um gesto simbólico mas de grande importância, pois mostrou que, para além da beleza e dos fogos de artifício da grandiosa festa, a questão ambiental também foi protagonista, incluindo também um vídeo sobre o aquecimento global.
Encontramos um grande balão que caiu no topo de uma árvore, próxima da trilha. Felizmente não provocou um incêndio. Mas é espantoso que ainda se cometa esse tipo de atividade criminosa, pois é grande o risco para o meio ambiente.
Agradeço ao Marcelo Barros de Andrade, gestor do MoNa Pão de Açúcar, pelo apoio; ao Delson de Queiróz, que viabilizou o mutirão cedendo as mudas de espécies da mata atlântica (a Prefeitura decretou 2 dias de feriado); a Christina Bocayuva, pelas fotos; a Roberta Pena, por autorizar a descida das mudas pelo bondinho; ao Belmiro Feijó, por fazer as covas (berço) para o plantio das mudas; e aos voluntários, pela ajuda.
O próximo mutirão está previsto para o dia 04.09.2016.Participantes:
-Aldair Facundo, Aline Blenda, Álvaro O. Feijó de Lima, Ana Paula Vizintini, Aurinete de Oliveira Feijó, Beijanete da S. Pinheiro de Paula, Belmiro Feijó de Lima, Carina Borges, Christina Bocayuva, Cristina Galvão, Edú Björklund, Emílio Vizintini, Everardo Carvalho de Paiva, Fabrícia O. Feijó de Lima, Heinrich (Heini), Jomara Figueira de Jesus, Laís Andressa O. Silva, Lígia Giovanella, Lucas Andrew O. Silva, Marco André Hinojosa, Milena Duchiade, Milena Bermanthy, Mykaella Batista da Silva, Milthslene Pires, Paulo Cattelan, Renata da Costa Cattelan, Renato Luvisotto, Sandra Paredes, Sandra Villanueva, Sérgio Rosito, Stéfany Hélen, Tizuko Myiagui, Viviane Malafaia e Viviane Wasum.
(Sávio Teixeira)
É uma experiência gratificante fazer parte disso. Vou convidar quantos eu puder. É nossa obrigação proteger/cuidar do meio ambiente. E vou parabenizar vc, Sávio Teixeira, por persistir nesse projeto... é mais um mês de dedicação, e lá se vão 14 anos de verdadeiro empenho em prol da natureza. Obrigada!
ResponderExcluirParabéns Sávio! Também faço a minha parte na pequena propriedade de Cachoeiras de Macacu. Lá, já plantei sibipiruna, jacarandá, urucum, pau-brasil, ipê-amarelo, ipê-rosa, cuitezeiro, vinhático etc Vá adiante! É um bonito trabalho. Parabéns a todos os voluntários!
ResponderExcluirSávio!
ResponderExcluirSensacional!!!!
Você e os voluntários são meus heróis!
Um grande abraço!