PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

MUTIRÃO DO DIA 14/02/2016


O mutirão de plantio do mês de fevereiro aconteceu, excepcionalmente, no segundo domingo do mês por causa do Carnaval, que neste ano caiu na primeira semana de fevereiro. Mesmo assim uma equipe de voluntários compareceu cheia de disposição para fazer o nosso tradicional plantio mensal no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar)
Plantamos 30 mudas de espécies da Mata Atlântica (palmeira juçara, pau-brasil e ipê- amarelo) e no dia seguinte choveu, a situação ideal para as mudas que foram plantadas. 
Após o plantio, eu, o Ederval e a Sandra Vilanova fomos trabalhar na manutenção de um pedaço do reflorestamento na face leste do Pão de Açúcar, numa agradável mistura de passeio de belo panorama
com trabalho. Só deixou de ser agradável quando derrubamos um tronco de árvore seco e de dentro saiu um besouro Cavalo-do-Cão nada satisfeito e nos intimidou com voos rasantes. Melhor ficar distante dele, já que, involuntariamente, destruímos sua moradia e ele tem razões de sobra para querer nos expulsar de lá.
Tivemos, mais uma vez um número expressivo de ausentes (alguns com justificativa), o que dificulta a logística do mutirão. Peço que só se inscreva se realmente estiver disponível e decidido a participar do evento, para não tirar a possibilidade de outro participar. 
Agradeço a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pela doação das mudas; ao Gestor do MoNa Pão de Açúcar, Marcelo Barros de Andrade, pela logística com as mudas e apoio; a Christina Bocayuva, pelas fotos; e aos voluntários, pela ajuda.
Participantes:
-Beatriz Nunes,  Belmiro Feijó,  Christina Bocayuva,  David Luiz Pereira,  Diane Cruz,  Ederval Silva,  Fabrícia Feijó,  Gregory Gomes Nogueira,  Marcelo Xavier,  Marco André Hinojosa,  Milena Duchiade,  Natália Gonçalves Leite,  Rafael Afradique,  Rafaela Barbalho, Renato Luvisotto,  Rhana Gomes, Rosangela Castro,  Sandra Paredes,  Sandra Vilanova,  Solange de Freitas Gonçalves  e  Thamiris Xavier.
Nosso próximo mutirão está previsto para o dia 06/03/2016.
(Sávio Teixeira)


















































11 comentários:

  1. Prezado Sávio e equipe do Pão de Açucar Verde:
    Fico impressionada com este trabalho maravilhoso que vcs fazem em prol da Natureza que envolve o Páo de Açucar. Parabéns pela dedicação de vcs ! Grande e fraternal abraço a todos. Dora Sodré

    ResponderExcluir
  2. Cheguei um pouco atrasado mas deu pra ajudar e curtir. Sávio mais uma vez, obrigado, que esse projeto seja cada vez mais forte ! Abração.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sávio, Parabéns! Estou curiosa de saber sobre as palmeiras que foram plantadas? Qual o nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Denise.
      Plantamos a juçara neste mutirão.
      abç
      Sávio

      Excluir
  5. Olá! Gostaria de saber como participar das atividades.
    Obrigada!
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata.
      Mande um e-mail para saviorj@terra.com.br
      Seu e-mail ficará no cadastro de voluntários e você será convidada para os próximos mutirões.
      abç
      Sávio

      Excluir
  6. Bom dia, ontem, eu e meu filho estamos com o nome na lista, cheguei muito atrazada pois meu pneu da bike furou e tive q parar p trocar. Mesmo assim cheguei atrasada, o grupo ja havia partido. No próximo mês irei com certeza.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, ontem, eu e meu filho estamos com o nome na lista, cheguei muito atrazada pois meu pneu da bike furou e tive q parar p trocar. Mesmo assim cheguei atrasada, o grupo ja havia partido. No próximo mês irei com certeza.

    ResponderExcluir