PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

domingo, 22 de janeiro de 2012

O GUANDU NA RECUPERAÇÃO DO SOLO



Nos diversos estágios de recuperação ambiental na face leste e na face sul do Pão de Açúcar, desde o início dos trabalhos em maio de 2002, um foi especialmente interessante. Trata-se da fase do sombreamento do solo pelo feijão GUANDU , após a roçada e a capina iniciais. 
Essa leguminosa teve um papel muito importante na recuperação do solo, criando condições favoráveis para o desenvolvimento das mudas plantadas, pois no geral o solo era extremamente pobre e ressecado. A planta, quando atinge a maturidade, lança grande quantidade de folhas no solo (massa vegetal), formando um denso tapete natural que passa por um processo de decomposição à sombra.
Por fim, a beleza das flores, que podem ser amarelas, vermelhas ou mistas, com grande apelo visual. Nesse estágio, grande quantidade de insetos polinizadores se fazem presentes.

Essa planta tem um ciclo máximo de 3 anos e tudo dela foi aproveitado para recuperar o solo. Os galhos, nas diversas podas para liberar sol para as mudas (que foram plantadas antes do guandu) e mais tarde os troncos. Aliado a isso, todo o material (capim, madeiras, pedras) retirado durante o trabalho, foi usado como contenção, reduzindo drasticamente a erosão e formando platôs no solo inclinado da encosta da montanha.
Sávio







Nenhum comentário:

Postar um comentário