PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MUTIRÃO DE RECUPERAÇÃO DE TRILHA-08.01.2012

O primeiro mutirão do ano aconteceu sob ameaça de chuva, pois havia chovido na madrugada do dia anterior e a previsão era de mais chuva para o sábado e domingo. Felizmente rolou uma trégua mas, sob a ameaça de mais chuva, resolvi fazer o trabalho numa área mais próxima e menos inclinada.
Trabalhamos na recuperação da trilha de acesso ao Paredão Lagartinho, na face sul do Pão de Açúcar. O numero cada vez maior de montanhistas naquela trilha tem causado um impacto considerável, inclusive com a abertura de variantes. Nossa tarefa foi trabalhar as contenções, diminuindo o impacto da erosão sobre a trilha. Utilizamos material do próprio local, suficiente para atuar na fase mais importante da
contenção que é formar os mini platôs na trilha ou nos caminhos d'água. Recuperamos também algumas contenções feitas há cerca de um ano.
Recolhemos também o lixo encontrado no local, incluindo várias garrafas de vidro.
O animado grupo de voluntários: Anderson Santos, Carlos Eduardo Monteiro, Jaqueline Macedo, Milena Duchiade, Natasha Cordeiro, Roberto Metri(Beto) e Rosanna Oliveira.
Grato pelas fotos, Jaqueline e Natasha!
Após o mutirão, nos reunimos para um almoço regado a chopp, que contou com a presença de dois outros voluntários: Mário Senna e Ricardo Suarez.
Muito obrigado pela ajuda e até o próximo mutirão, que será no dia 05/02/2012.
Sávio










































2 comentários:

  1. Que maravilha. Essas tarefas cidadãs é que renovam em cada um de nós a esperança de um planeta melhor. Qdo for ao RJ me unirei a vcs. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. parabéns savio, quem fala e fábio seu colega do BB, nos conhecemos no curso em 18/01.
    entrarei em contato

    ResponderExcluir