Neste domingo, 06/09/09, tivemos o nosso tradicional mutirão de reflorestamento do Cerj.
Por causa da matéria que saiu no Globo Online, tivemos várias inscrições, o que foi muito legal. Com o tempo ruim, vários desistiram; mesmo assim, três dos inscritos compareceram.
Eu, Cláudio Martins(Três Picos), Milena Duchiade, Daniel Moyses e Mariana Borgerth construímos uma contenção e reforçamos outra, grande, na clareira onde plantamos a muda em homenagem ao Jair, utilizando as copas das árvores derrubadas pelo vento.
Ali, o vento forte que vem do mar(sudoeste?) encontra o paredão sul do Pão de Açúcar, forma redemoinhos, torce a copa da árvore e a joga no chão. Um fenômeno cruel, mas natural.
Reforçamos também o platô na base da via Lagartão, que vem sendo trabalhado há cinco anos e já está maior e mais consistente, com as quaresmeiras nativas já sombreando a base da via. Na platô também plantamos algumas mudas.
Na volta, ao olhar dentro de uma grota ao lado da trilha, junto a parede do Pão de Açúcar, nos deparamos com dois filhotes de urubus branquinhos(!!).
No mutirão de agosto, a mãe estava na trilha, junto à essa grota e chilreava(?) agressivamente prá nós. Achei estranho, pois os urubus sempre se afastam quando nos aproximamos. Esta defendia bravamente alguma coisa. Tivemos que contorná-la prá não aumentar seu estresse.
Agora está explicado o porquê.
Agradeço aos voluntários, que levaram muita disposição e fizeram um belo trabalho.
Até o próximo.
abraço.
Sávio
Nenhum comentário:
Postar um comentário