PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

MUTIRÃO DE PLANTIO DO DIA 11/09/21

E setembro chegou, com a expectativa da Primavera, das chuvas e das florações características do período, com destaque para os ipês. A pandemia persiste, mas a vacinação avança, renovando a esperança de um retorno à normalidade, apesar dos cuidados ainda necessários. Foi com essa energia de renovação que fizemos o nosso mutirão de plantio no dia 11/09/21 no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar), com o plantio de 32 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica fornecidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade (SMAC): embiruçú
(Pseudobombax grandiflorum), louro-da-serra (Cordia trichotoma), mutambo (Guazuma ulmifolia), pau-brasil (Paubrasilia echinata), tamboril ou canafístula (Enterolobium contortisiliquum) e tarumã (Vitex megapotamica). O dia estava perfeito para o plantio, com temperatura agradável e muitas nuvens prometendo chuva, o que de fato aconteceu na madrugada do sábado, dando um bom estímulo inicial para as mudas que foram plantadas.

Os cuidados com a pandemia nos levaram a limitar a 20 participantes por mutirão desde dezembro passado, quando retomamos as atividades. Neste evento, dos vinte inscritos, 8 não compareceram, tirando a oportunidade de outras pessoas. Peço que só se inscreva se você estiver realmente empenhado em participar, para não tirar a vaga de outras pessoas, pois normalmente tem fila de espera.

Agradecemos aos nossos parceiros, como sempre firmes no apoio: Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), o Gestor do MoNa Pão de Açúcar, Marcelo Barros de Andrade, ReflorestaRio (Viveiro de Guaratiba), Bondinho Pão de Açúcar, CoClima e os valorosos voluntários deste mutirão. Muito obrigado.

Participantes:

Ana Maria Scaramuzi Botelho,  Felipe Lins Klein Gouvêa,  Frederico Leal Guida,  Giovanna Pereira de Moura,  Guilherme de Noronha Tupinambá,  Luciana Costa Vilela,  Luiz Eduardo de Albuquerque Silva,  Matheus Correia Ferreira,  Mônica WelkerRainer Seffrin,  Yasmin Vilela Alfenas Mandula.

Fotos: Rainer Seffrin.

      Saudações ecológicas,

(Sávio Teixeira)

Projeto Pão de Açúcar Verde

Instituto Ecoflora de Atividades Ambientais






















































Um comentário:

  1. Esta sua atuação junto à Natureza é magnífica.
    Até aquelas pessoas que vão por causa do passeio ficam maravilhadas com a grandiosidade do evento e com a pequena grande contribuicao de cada um. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir