Uma grande confraternização. Esta é a frase que melhor descreve o evento do dia 02/11/2019 na Associação Civil Vale Verdejante, no distrito de Andrade Costa, em Vassouras (RJ). Esse grande mutirão anual de plantio de 500 mudas de espécies da Mata Atlântica fez parte do Projeto Mar e Montanha (Reflorestamento e Educação - Integração Urbana-Rural com Inclusão Social), apoiado pela Fundação Banco do Brasil (FBB), e executado em conjunto pela Associação Civil Vale Verdejante e pelo Projeto Pão de Açúcar Verde em Andrade Costa e no MoNa Pão de Açúcar, no Rio.
Foi um dia de muitas atividades, como o mutirão de plantio de espécies da Mata Atlântica, mutirão de plantio em canteiros agroflorestais, roda de capoeira com o Grupo Moçambique, apresentação de street dance com o Grupo Sweet Dance e roda
de conversa conduzida pelo Cainã Hutter e pela Mariana Freitas.Tivemos também a presença de representantes de outras instituições ou projetos:
-Centro Excursionista Brasileiro (CEB), com um grupo expressivo de associados, que comemoraram os 100 anos da instituição, completados no dia anterior, com o plantio de uma muda de jequitibá;
-Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-Instituto Três Rios (UFRRJ-ITR);
-Projeto Mudamata (Tito Tortori);
-ASPLANDE (Dayse Valente e equipe);
-Campus Fiocruz Mata Atlântica (Markito);
-Pastoral do Meio Ambiente da zona oeste do Rio (Vagner e equipe);
-Coopbabilônia (Palô);
-Secretaria de Meio Ambiente de Vassouras (Vereador Marcos Batalha);
-Programa Replantando Vida, vinculado a CEDAE, que doou das mudas;
-CRAS de Vassouras;
-Vale Verde SSA (empresa júnior vinculada a UFRRJ-ITR);
-Doppia M Projetos Socioculturais (que fez a carretinha para o Jardim Sensorial);
-ASSEA-Associação de Engenharia e Arquitetura do Centro-Sul Fluminense (Getúlio Jr);
-Bordadeiras;
-Barro e Arte.
O coletivo Mulheres Doces se fez presente com suas geléias, bolos e biscoitos caseiros, e a Cátia e equipe prepararam um delicioso almoço no fogão de lenha.
Agradeço a equipe do Vale Verdejante, que não mediu esforços para que tudo desse certo, além de receber a todos com a habitual simpatia: Denise Thomé, Genésio Igrejas, Iago dos Santos, Adalberto Lima, Carlos Eduardo Batalha, Silvana Gaspar de Matos, Cátia Santos, Eugênio R. Alves, Laís Lima, Paulo Ferraz, Pedro Thomé, Lucas Arguello e Eduardo Wagner.
Para completar, fez um belo e agradável dia de sol, dando um brilho especial ao evento.
Saudações ecológicas. Juntos somos mais fortes e podemos mais.
Fotos: Christina Bocayuva. Fotos adicionais: Markito.
(Sávio Teixeira)
Que coisa maravilhosa! Além de fazerem um lindo trabalho, ainda envolveram crianças, ajudando a formar cidadãos comprometidos com o Meio Ambiente e o Bem Comum. Parabéns!
ResponderExcluirMuito obrigada Célia! Venha conhecer nosso trabalho, qdo quiser e puder 🌱
ExcluirQue maravilhoso ter podido participar com vocês! Muito obrigada! Já saudade com vontade que chegue logo o próximo ano para estarmos nesta linda atividade!
ResponderExcluirAdorei ver estas fotos
ResponderExcluirQue beleza! Teve até roda de capoeira! Que maravilha!
Fui eu que escrevi o comentário acima
ResponderExcluir(Layla)
Sim, procuramos sempre trabalhar com a cultura local!
ResponderExcluir