O Centro Excursionista Rio de Janeiro (CERJ) adotou em 2004 o Paredão Lagartinho, na face sul do Pão de Açúcar. Desde então, sob minha coordenação, vem sendo feita a recuperação ambiental/reflorestamento do local, que é de difícil acesso e tem aclive acentuado. A área em recuperação tem cerca de 1 hectare e era totalmente recoberta pelo capim colonião, espécie exótica invasora, grande propagadora de incêndios.
De 2004 a 2008 foram feitos mutirões mensais no local para a retirada do capim, plantio de espécies da Mata Atlântica e a indispensável manutenção, sem a qual as mudas teriam sucumbido ao retorno do capim, que é extremamente adaptável e resistente.
Em 16/12/18, por iniciativa do Henrique Menescal, atual Diretor de Meio Ambiente do CERJ, coordenei mais um mutirão de plantio e manutenção no local. Atualmente os mutirões tem sido feitos uma vez por ano, periodicidade suficiente para manter o capim sob controle. Vários sócios do CERJ
participaram desta atividade em prol do nosso querido Pão de Açúcar, confirmando este compromisso iniciado há 14 anos. Plantamos 20 mudas (cedro, angico-branco, pau-brasil, embiruçú, ipê-amarelo e amendoim-bravo), contribuindo para a diversidade e adensamento das espécies no local.
No caminho, uma parada para apreciar o pau-brasil doado pelo Carrozzino, plantado em homenagem ao Jair Lourenço, ex-sócio do CERJ falecido em 2008. Ele está crescendo vigoroso, de frente para o paredão sul do Pão de Açúcar.
Agradeço o apoio da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA), do Gestor do MoNa Pão de Açúcar, Marcelo Barros de Andrade, e do Presidente do CERJ, Roberto Schmidt.
Agradeço também ao Fernando Corrêa, pelas fotos, e ao Eliel Castro, pelo preparo dos berços para as mudas.
Participantes:
Camilla Vasconcellos, Carlos Henrique Menescal, Daniel Rodrigues Lagreca, Emílio Vizintini, Eliel Leonardo Castro, Fernando Correa, Fernando Fajardo (Velho), Gisela Puppin, Henrique Menescal, Jana Ribeiro Menezes, Miriam Gerber, Rainer Seffrin.
(Sávio Teixeira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário