PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

domingo, 3 de junho de 2018

MUTIRÃO DO DIA 03/06/2018


O mutirão de plantio do dia 03/06/18 no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar) iniciou as comemorações da Semana do Meio Ambiente e do aniversário de 12 anos de criação desta Unidade de Conservação municipal. Fizemos o plantio próximo ao topo do Morro da Urca e a tarde caiu uma bem vinda chuva, regando suavemente as mudas e proporcionando a elas maior chance de sobrevivência. Após o plantio fomos apreciar o panorama no topo do Morro da Urca. Nunca é demais relembrar o quanto esta cidade é bonita e especial, apesar de maltratada.
Neste mutirão muito especial tivemos a participação de um grupo de 11 voluntários da ONG Defensores da Terra, coordenados pela Margarida (Guida) Galamba, numa demonstração prática de
cuidado com o meio ambiente. Duas vezes por ano esta ONG promove o Curso de Formação Ecológica, composto por palestras de especialistas em diversas áreas ambientais. Foram diplomados 92 novos "defensores" em 2017 neste curso que é gratuito e de grande importância para a causa ambiental. 

Agradeço a Secretaria de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA) pelo fornecimento das mudas de espécies da Mata Atlântica; ao Marcelo Barros de Andrade, Gestor do MoNa Pão de Açúcar, pelo apoio; a Guida Galamba e a Jaqueline Macedo, da Defensores da Terra, pela parceria; a Christina Bocayuva pelas fotos; a Rosângela Castro e a Thamiris Xavier pelo apoio na lojinha do Projeto; ao Belmiro Feijó e ao Emídio Santos pela preparação das covas para o plantio; e a todos os voluntários pela ajuda.
Participantes:
Defensores da Terra:
Alexandra da Costa Porto Parreiras,  Antonio,  Cecília,  Eliete Rego,  Jaqueline Macedo Gomes,  Margarida (Guida) de Oliveira Galamba,  Matheus Luiz Jales Cavalcante,  Maurício Freitas Castro,  Stella de Castro Silva Rego,  Vanessa Jales de Candeias,  Walter Salles Rezzo Netto.

Demais participantes:
Ana Carolina ThompsonAndré LaucasBelmiro FeijóChristina BocayuvaCristina FogliattiEdú BjörklundEmídio SantosFabrízio SabinoGregory NogueiraIluska LoboLuciana GalluzziLygia RoqueMarcelo Xavier da SilvaOctavio di LeoRosângela CastroSandra VillaSonia RinalduzziSuly de Sena BrandãoThamiris XavierThayná TrindadeXimena Illarramendi. 
(Sávio Teixeira)














































































Nenhum comentário:

Postar um comentário