PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

MUTIRÃO DO DIA 08/01/2017

Clique em + informações e nas fotos p/ ampliar
Começou 2017 e com ele nosso primeiro mutirão de plantio, que ocorreu excepcionalmente no segundo domingo do mês, por causa do réveillon. Este é o 15º ano do Projeto, que nasceu do desejo de transformar uma área degradada e recoberta pelo capim colonião, na face leste do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, em uma pequena floresta.
Plantar uma muda, acompanhar seu crescimento, seu florescimento e sua
frutificação, me torna agente direto dessa transformação, me proporcionando grande satisfação. Este resultado não poderia ter sido obtido com o compromisso apenas em plantar, mas também em fazer a manutenção periódica, para que as mudas tivessem condições de se desenvolver.
Paralelo a esse trabalho individual na face leste, os mutirões mensais de plantio são uma forma de proporcionar um primeiro contato dos voluntários com uma atividade ambiental. Essa experiência tem um poder transformador, na medida em que eles se engajam nessa causa, com repercussões em outras áreas de suas vidas, alterando suas percepções a respeito da natureza.
Como em todo mês, também neste compareceu um número expressivo de participantes dispostos a fazer sua parte pelo meio ambiente, plantando 35 mudas de espécies da Mata Atlântica (grumixameiras, ipês-amarelos, paus-brasil, palmeiras baba-de-boi e palmeiras juçara), ajudando a enriquecer a floresta que circunda o Pão de Açúcar. Agradeço a todos os voluntários pela disponibilidade em acordar cedo num domingo de verão para fazer sua parte pelo meio ambiente de nossa cidade.
Agradeço também ao Marcelo Barros de Andrade, gestor do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, pelo apoio; a Christina Bocayuva, pelas fotos; ao Lucas Arcanjjo, pela filmagem; e ao Marcelo Xavier e ao Jônatas Batista, por ajudarem a fazer os berços para as mudas.
Participantes:
-Ana Carolina Coelho,  Breno Coelho,  Carlos Henrique Menescal, Christina Bocayuva,  Cristina Galvão,  Edú Björklund,  Filipa Gama,  Flávia do Nascimento da Silva,  Gabriela Barros,   Grégory Nogueira, Isadora Gagliano,  Jônatas Batista,  Juliana Fernandes Braz,  Leila Villanueva,  Lucas Arcanjjo,  Luciana Lopes,  Madalena Schmid,  Manoel Gomes Santana Jr.,  Maraísa Esch,  Marcelo Xavier,  Marcus Vinícius Araújo,  Milena Duchiade,  Milthslene Pires,  Nathália Garcia,  Paulo Cattelan,  Rainer Seffrin,  Renan Alves,  Renata Cattelan,  Rodrigo Heleno Silva,  Rosângela Castro,  Sandra Villanueva,  Stéfany Hélen,  Thyago Vieira,  Ximena Illarramendi.
Convido todos a participarem de nossa campanha de financiamento coletivo no site Catarse.me. Faça sua parte doando a partir de R$ 10,00 e ajude o Projeto a se tornar autossuficiente financeiramente. A campanha termina dia 15/01 e só atingimos 6% da meta. Clique no link do Catarse acima e faça sua contribuição e ajude a recuperar a face leste do Pão de Açúcar.
Saudações ecológicas,
Sávio Teixeira

































































2 comentários:

  1. Rio, 09/01/17: Tenho uma muda de Araucária, um pinheiro nativo das Regiões Sul e Sudeste do Brasil e gostaria de doá-la para plantar em um dos mutirões para Recuperação Ambiental do Pão-de-açúcar. Como ela é uma árvore muito frondosa, ela poderia ser plantada no lugar daquela grande árvore que caiu e que vi a matéria em vosso blog. Estou seguindo o blog e estou a disposição. Grato: JONY WINCK

    ResponderExcluir
  2. Olá Jony. Desculpe a demora em responder. A muda de araucária não deve ser plantada no Pão de Açúcar. Apesar de fazer parte do bioma Mata Atlântica, é uma espécie de altitude, não sendo recomendado seu plantio à beira mar.
    Grato pelo contato.
    Saudações ecológcas.

    ResponderExcluir