PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

MUTIRÃO DO DIA 11.12.2016

Clique em Mais Informações e nas fotos p ampliar
O último mutirão de plantio do ano, no dia 11/12/2016, aconteceu em clima de festa. A voluntária Kátia Vega Kestenberg 
http://www.vegacoaching.com.br/) (http://maisvidaecarreira.com.br/)
teve uma idéia brilhante e diferente de comemorar seu aniversário: plantar 50 mudas, 1 para cada ano de vida. Convidou suas amigas e amigos a participarem do plantio e também a adquirirem as camisas, como forma de ajudar o Projeto, e eles

responderam ao chamado.
Parabenizo a Kátia pela iniciativa de grande impacto simbólico, aliando sua comemoração de vida plantando novas vidas. Nosso futuro no planeta depende dessa consciência ambiental e de atitudes como a que ela teve.
O tempo nos ajudou, fazendo um belo dia de sol mas com uma agradável brisa. Choveu no dia seguinte ao mutirão, aumentando as chances de sobrevivência das mudas que foram plantadas e fechando o evento com chave de ouro. Plantamos ipê-amarelo, pau-brasil, palmeira baba-de-boi e grumixameiras.
Neste mutirão tivemos também a presença da ambientalista Denise Thomé, da ONG Vale Verdejante, localizada no distrito de Andrade Costa, em Vassouras/RJ, que desenvolve atividades de educação ambiental com alunos das escolas locais e mutirões de reflorestamento. Um trabalho voluntário de grande impacto, formando novos parceiros da natureza e talvez os ambientalistas do futuro.
Fora o grupo da Kátia, tivemos um grande número de voluntários presentes ao mutirão (30), fechando 2016 em grande estilo.
Neste ano 404 voluntários estiveram presentes aos mutirões de plantio do Projeto, ajudando a transportar e plantar cerca de 750 mudas de espécies da Mata Atlântica, um número relevante que mostra a importância cada vez maior que os cidadãos conferem a atividades que tem como objetivo reflorestar, aumentar a diversidade de espécies em plantios já existentes e melhorar o panorama nesta icônica parte do Rio.
No final da atividade distribuímos 20 mudas de ipê-amarelo para alguns participantes levarem. Elas foram cultivadas com carinho pela voluntária Milena Piraccini Duchiade. Tomara que sejam plantadas em local adequado para nos presentear com suas flores e sombra. Grato pela doação Milena.
Agradeço a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, parceira do Projeto, pela mudas e ao Marcelo Barros de Andrade, Gestor do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, pelo apoio, inclusive no transporte das mudas.
Agradeço também a Carolina Bocayuva, pelas fotos, ao Rainer Seffrin pelos vídeos do evento, ao Belmiro Feijó e ao Jônatas Batista pela ajuda no preparo dos "berços" para as mudas.
Minha gratidão a todos os voluntários deste e de todos os mutirões ocorridos em 2016. Vocês fizeram a diferença com a participação e o compromisso com o meio ambiente de nossa Cidade.

Participantes:
Amélia Semblano,  Ana Carolina Bocayuva,  Andréa Isolabela Barrios,  Belmiro Feijó de Lima,  Cláudia Altschuller,  Denise Thomé,   Diane de Almeida Cruz, Filipa Gama,  Gregory Gomes Nogueira,  Isabela de Almeida,   Ivone Almeida, Jéssica Cléo Almeida,  Jônatas Batista,  Lucas Araújo,   Luis Fellipe Dale, Madalena Schmid,  Marcel Nogueira,  Milena Duchiade,  Nágela Calil,  Natália Gonçalves Leite, Raimundo Almeida, Rainer Seffrin, Renato Marques do Nascimento,  Rosana Motta,  Sandra Paredes,  Sérgio Rosito,  Solange de Freitas Gonçalves,  Solange Rodrigues Cardoso,  Tizuko Miyagui,   Wendell Bornéo.

Participantes do grupo da Kátia:
Ângela Mattos, Bernardete Novaes, Camila Silva, Carlos Mattos, Gabriel Kestenberg,  Kátia Lucas,  Kátia Vega Kestenberg,  Márcia Teixeira,  Márcio André,  Nelson Kestenberg.

Apoiadores do grupo da Kátia (além dos participantes):
Adriana Martins e Augusto,  Beatriz/Márcia/Paulo Kelfenstock, Camila e Pedro, Celi Gonçalves,  Cláudia Bertoche,  Dora Kestenberg,  Dorys e Elias Esquenazi, Flávia Evangelista,  Liane,  Mário e Rose Vega,  Raquel Pinho,  Roberto e Andréa Dalmaso.
Me avisem se não citei algum(a) voluntário(a) ou se for necessário corrigir alguma informação.

Aproveito para convidá-los a contribuir com nossa campanha de financiamento coletivo e conhecer nossas redes sociais:
Catarse: https://www.catarse.me/pt/projetopaodeacucarverde?ref=ctrse_explore_pgsearch
Blog: www.paodeacucarverde.blogspot.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/projetopaodeacucarverde/
Conheça e inscreva-se no nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCzRsj1jUgtSCQVDxyICpqhA
(Sávio Teixeira)











































































































2 comentários:

  1. Excelente fechamento de ano! Parabéns a todos os participantes, deste e dos demais mutirões. E que venha 2017, trazendo o Novo, para afastar as nuvens sombrias que escureceram os últimos meses...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Sávio! Num momento tão difícil de nossa história, você consegue agregar tanta gente disposta a abraçar essa linda causa! Emocionante!

    ResponderExcluir