PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

terça-feira, 11 de outubro de 2016

MUTIRÃO DE PLANTIO COM SÓCIOS DO CEB (09.10.2016)

(Clique em "Mais Informações" e depois nas fotos,
para ampliar)

No dia 09.10.2016, levei um grupo de alunos do curso de guias de montanha do Centro Excursionista Brasileiro (CEB) para um mutirão de plantio na face leste do Pão de Açúcar. Plantamos 30 mudas, doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (grumixama, ipê-amarelo, palmeira juçara e pau-brasil). É promissor perceber que o CEB está atento às demandas ambientais, incluindo no currículo do curso uma atividade ligada ao meio ambiente, mesmo que de forma eletiva. Nós, montanhistas, temos o privilégio de praticar nosso esporte em Unidades de Conservação, o que aumenta nossa responsabilidade com a preservação e o equilíbrio dessas áreas naturais.

Esses futuros guias fizeram sua parte, transportando as mudas encosta acima e fazendo o plantio, contribuindo para a recuperação daquela área. Tudo feito com muita disposição e alegria. O destaque do evento foi o pequeno João Victor, que enfrentou a encosta íngreme para fazer o plantio, apoiado pelas "tias". Parabéns, João!
Agradeço o apoio do Ricardo Castelo Branco Jorge, gestor em exercício do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca na semana em que as mudas foram transportadas; ao Ricardo Barros e a Simone d'Oliveira, do CEB, pela parceria; a Viviane Malafaia, pelas fotos; e aos voluntários, pela ajuda.
Participantes:
-Cynthia de Oliveira,  Dieny Dayse Ribeiro Soares,  Édison Queiróz,  Gustavo Finamore,  João Victor Almeida,  José de Alencar,  Maria Fernanda May,  Natasha Losso,  Ricardo Barros,  Rosimar Neves  e  Simone d'Oliveira.
(Sávio Teixeira)























 

 


 







 



 

























4 comentários:

  1. Tive a honra de participar e dar minha pequena contribuição nesse sábado de sol. Obrigada por este trabalho silencioso que aos poucos vai transformando espaço em vida que floresce e contagia a todos nós. Bjao Sávio e até um próximo mutirão!
    Rosimar

    ResponderExcluir
  2. Um prazer enorme participar desse trabalho maravilhoso.
    Parabéns e que isso continue se espalhando e conscientizando a todos da importância do mesmo.
    abs natasha

    ResponderExcluir
  3. Parabens! Iniciativa maravilhosa!

    ResponderExcluir
  4. Meu email para participar do Projeto Pão de Açúcar Verde. anacrilima@yahoo.com.br

    ResponderExcluir