PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

MUTIRÃO DO DIA 01.11.2015

(Clique em "Mais Informações" e nas fotos para ampliar)

No dia 01/11/2015, um agradável domingo de primavera, aconteceu mais um mutirão voluntário de plantio  no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca. Apesar da previsão do tempo indicar chuva no domingo pela manhã, ela só caiu na madrugada de segunda-feira. Bom para as mudas que foram plantadas, que ganharam um reforço de água no dia seguinte ao plantio. Trabalhamos nas laterais de um trecho da trilha de acesso à Chaminé Stop (uma via de escalada), na face sul do Pão de Açúcar, onde plantamos 42 mudas de espécies da Mata Atlântica: 40 doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (palmeira juçara, palmeira
gerivá, jequitibá-branco, pau-brasil, jatobá e paineira-rosa), 1 de ipê-rosa, doada pela Márcia Aranha e 1 de figueira, doada pela Patrícia Rocha.

No final do plantio os voluntários fizeram uma breve apresentação pessoal, compartilhando com o grupo as razões que os levam a se engajar em atividades em prol do meio ambiente. Em comum, o desejo de contribuir para que tenhamos um ambiente melhor e mais saudável no Planeta e a percepção de que essa responsabilidade é de todos.  
Agradeço ao gestor do Monumento Natural, Marcelo Barros de Andrade, pelo apoio e ajuda com as mudas; a Christina Bocayúva, pelas fotos; a Patrícia Rocha e a Márcia Aranha, pela doação das mudas; e aos voluntários, pela ajuda.
Participantes deste mutirão:
-Aldair Facundo,  Alice dos Santos Gomes,  Billy Joe (Marcelo),  Christina Bocayúva,  Cláudia Rufino,  Craig Melville,  Daniel Garcia,  Diane Cruz,  Emídio Santos,  Genice Lopes,  Gustavo Dias,  Heitor de Mello Guadagnini,  Katerina Tsakanika,  Márcia Aranha,  Márcia Nogueira Fernandes,  Marco Antonio Guadagnini,  Milena Piraccini Duchiade,  Patrícia Rocha,  Pedro Ranieri Raposo,  Renato Luvisotto,  Rosângela Castro,  Sandra Paredes e  Solange Rodrigues Cardoso.
O próximo mutirão será no dia 06/12/2015.
Saudações ecológicas,
Sávio Teixeira



































































5 comentários:

  1. Sempre admiroesse belíssimo trabalho voluntário de Recuperação e conservação ambiental do Pão de Açúcar. Parabéns a todos, Vou compartilhar o link do blog em grupos da Urca.

    ResponderExcluir
  2. Que showww...
    Perdi. a hora naõ consegui ir
    mas no próximo estarei presente ..

    ResponderExcluir
  3. Sávio e todos participantes, parabéns por esse belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Chefia!
    Apesar da minha longa ausência nessa atividade tão boa, continuo acalentando a vontade de poder voltar a participar do plantio.
    Parabéns, Sávio! Sua perseverança e dedicação são bons exemplos para todos nós.
    Dirce.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a iniciativa, estarei presente em futuros eventos ;)

    ResponderExcluir