PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

domingo, 18 de outubro de 2015

2º GRANDE MUTIRÃO DE SINALIZAÇÃO DA TRILHA TRANSCARIOCA

(Clique em Mais Informações e nas fotos para ampliar)

Trilha Transcarioca realiza 2º grande mutirão de sinalização

A ação contará com voluntários para a sinalização de 180 km da maior trilha urbana do país


O Mosaico Carioca de Áreas Protegidas realizará domingo, 24 de outubro, a partir das 8h, mais um mutirão voluntário para a sinalização da Trilha Transcarioca. Os 21 trechos integrantes deste mutirão atravessam unidades de conservação federais, estaduais e municipais na cidade do Rio de Janeiro e compõem a maior trilha urbana do Brasil. A ação está mobilizando os amantes da natureza e da cidade para que a Trilha Transcarioca dê mais um passo para se tornar realidade até 2016.
Símbolo da união entre as três esferas do poder público, a Trilha Transcarioca integra seis unidades de conservação de proteção integral: o Parque Natural Municipal de Grumari, o Parque
Estadual da Pedra Branca, o Parque Nacional da Tijuca, o Parque Natural Municipal da Catacumba, o Parque Natural Municipal Paisagem Carioca e o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca; uma unidade de conservação sustentável, a APARU do Alto da Boa Vista, permitindo ainda o acesso por trilhas laterais a outras áreas protegidas como o Sítio Burle Max, o Parque Natural Municipal da Cidade, as Matas do Museu do Açude e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
“A Trilha é um equipamento de uso público que serve como ferramenta de conservação. Sua implantação representa um marco para o turismo ecológico na cidade e contribui para a criação de uma cultura profissional de manejo coordenado entre as diversas unidades de conservação por ela atravessada. Do ponto de vista da educação ambiental, ao servir de espinha dorsal de um mosaico, chama a atenção da população em geral para a necessidade imperiosa da gestão ecossistêmica”, declara o ambientalista Pedro da Cunha e Menezes.
O percurso cruzará o Rio de Janeiro em um trajeto de aproximadamente 180 km, saindo de Barra de Guaratiba e chegando até o Morro da Urca, ao lado do Pão de Açúcar, local onde o Rio de Janeiro foi fundado, em 1565. Durante o trajeto o visitante terá a oportunidade de apreciar atrativos naturais pouco conhecidos e descortinar a Cidade Maravilhosa de ângulos inusitados. Quando pronta, a Trilha poderá ser percorrida integralmente ou em seções, de acordo com o interesse, a aptidão e a disponibilidade dos usuários. De acordo com o cronograma, a sinalização deverá ser concluída em 2016, antes dos Jogos Olímpicos que acontecerão na Cidade.
Mapa da Trilha Transcarioca:



Histórico:
A Trilha Transcarioca foi inicialmente idealizada por Pedro da Cunha e Menezes em seu livro Transcarioca: todos os passos de um sonho (2000), respaldada em diversos exemplos bem sucedidos de trilhas de longo curso, tais como a Appalachian Trail (EUA), Huella Andina (Argentina), Hoerikwaggo Trail (África do Sul) e Te Araroa Trail (Nova Zelândia). Além da geração de emprego e renda, dentro dos princípios norteadores do desenvolvimento sustentável, é propósito do Mosaico Carioca que a Trilha Transcarioca siga o exemplo dessas trilhas, que geraram um incremento na visitação e diversas melhorias na gestão das áreas protegidas incluídas em seu percurso. Pretende-se que o estabelecimento da Trilha Transcarioca proporcione melhorias ambientais para a cidade, como o tão sonhado corredor florestal entre os maciços da Tijuca e da Pedra Branca e a racionalização das unidades de conservação do Mosaico Carioca. A Trilha servirá também de modelo de conservação de diversos ecossistemas da Mata Atlântica, funcionando como uma ferramenta viva de educação ambiental em áreas de restinga, manguezal, praia, costão rochoso, floresta de baixada e floresta de montanha.
A Trilha Transcarioca foi considerada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) como um dos melhores exemplos de corredor ecológico em área urbana no mundo e é citada em seu livro de "Melhores Práticas" como exemplo a ser replicado em outros países.

Serviço:
2º Mutirão de sinalização da Trilha Transcarioca
-Data/hora: sábado, 24 de outubro de 2015, às 08h
-Os locais de encontro estão listados no link de inscrição
-Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1uq0- enZDXb64mIzmhCp5XMfYbC8AJzlb6o0I3EIoNkc/viewform?c=0&w=1
-Comitê Organizador: FEMERJ, ICMBio, INEA, SMAC e Mosaico Carioca
-Apoio: Semeia, WWF, Caminho Aéreo Pão de Açúcar e Trem do Corcovado
-Mais informações: https://www.facebook.com/TrilhaTranscarioca


Logo da Trilha Transcarioca:

(Sávio Teixeira)

6 comentários:

  1. Entre as opções para participar está listado "L - Parque da Catacumba
    1 - PMN Catacumba a Rua Vitória Régia", mas no local onde devemos indicar a escolha não há esta opção. Parece que houve um esquecimento na hora de digitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo informe Julio. Repassei para o Pedro da Cunha e Menezes para ele providenciar o ajuste.
      abç

      Excluir
  2. Demais tem deter gente como você para unir as tribos.

    ResponderExcluir
  3. Isso sim é uma Terapia <Ocupacional.Súde e meio Ambiente.

    ResponderExcluir