PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

MUTIRÃO DO DIA 02/08/2015

(clique em Mais Informações e depois nas fotos, para ampliar)
Como de praxe, no primeiro domingo de agosto um grupo animado de voluntários se reuniu na Praça General Tibúrcio, na Urca, para o nosso tradicional mutirão mensal de plantio no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca. Desta vez, tínhamos a missão de plantar 40 mudas de espécies da mata atlântica: 37 doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e 3 doadas pela Milena Duchiade. Por causa da grande procura, precisei limitar o numero de participantes, solicitando que, caso algum dos inscritos tivesse algum imprevisto, que me avisasse para que eu incluísse os que estavam na lista de espera. Apesar do meu apelo, dez pessoas inscritas não
compareceram, impedindo outras, que estavam na lista de espera, de participar. Desses dez, 2 fizeram a gentileza de me avisar.
O clima foi nosso aliado, pois fez um dia impecável. Nem parecia inverno e os voluntários foram contagiados por esse clima especial. Tereza Cristina (TC) leu um belo texto sobre a importância das árvores, reflexão que deu à atividade um toque especial. Concluímos com um passeio curto ao paredão da face oeste do Pão de Açúcar, próximo do local onde fizemos o plantio.
Agradeço ao Marcelo Barros de Andrade, Gestor do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, pelo apoio e transporte das mudas; a Milena Duchiade, pela doação de 3 mudas; a Christina Bocayúva, pelas fotos; a Tereza Cristina (TC) pela leitura do texto; e a todos os voluntários, pela ajuda.
-Participantes (se esqueci de alguém, gentileza me informar):
-Alice dos Santos Gomes, Ana Paula B. Ferreira, André Belém, Anísio Pereira, Antonio Carlos P. Dias, Belmiro Feijó, Carlos Henrique Moura, Christina Bocayúva, Cristina Barragat, Ederval Silva, Eduardo Bjorklund, Elizabeth Teixeira, Fabrícia Feijó, Fernanda Fadigas, Gabriel Ferreira Dias, Juliana Meanda, Katerina Tsakanika, Luana Jorge, Luciana Souza, Maria José de Souza, Milena Duchiade, Natália Gonçalves Leite, Roberto Schmidt, Rosana Motta, Solange Gonçalves, Solange Rodrigues Cardoso, Tereza Cristina (TC) e Tizuko Miyagui.
(Sávio Teixeira)



























































-No dia 27/07/2015 tive o prazer de levar Patrícia Rocha, sua amiga Mitzi Sandri e as filhas da Mitzi, Fernanda Sandri e Mariana Sandri, para fazerem um plantio na Urca. Mitzi e as filhas moram nos Estados Unidos, estavam de passagem pelo Rio e fizeram questão de marcar a curta permanência em nossa cidade com esse gesto cidadão, intermediado pela Patrícia. Parabéns às quatro pela atitude.
Grato por ceder as fotos, Patrícia Rocha.
(Sávio Teixeira)










7 comentários:

  1. Sonia Paim de Almeida5 de agosto de 2015 18:07

    Sinto-me duplamente orgulhosa - pela iniciativa desse grupo idealista e pela participação de minha filha e minhas netas, vindas dos Estados Unidos, e lideradas por Patricia Rocha. Essas ações fazem toda a diferença e merecem maior divulgação.

    ResponderExcluir
  2. Sonia, foi um prazer ajudá-las nessa tarefa tão nobre. É sempre estimulante criar oportunidade para que crianças/adolescentes possam atuar a favor do meio ambiente. Elas farão a diferença no futuro.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,

    Qual a espécie desta palmeira que vocês plantaram?

    ResponderExcluir
  4. Luiza,
    É só mandar um e-mail para saviorj@terra.com.br

    ResponderExcluir