PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

quarta-feira, 6 de maio de 2015

MUTIRÃO DO DIA 03/05/2015

Nosso mutirão de maio foi especial, pois comemoramos os 13 anos de recuperação ambiental na face leste do Pão de Açúcar e os mutirões de plantio. Esse mutirão também fez parte do Montanhismo Social, inserido na Semana Brasileira de Montanhismo. Choveu dois dias antes do evento e encontramos a trilha do Morro da Urca muito molhada. Apesar disso, ela estava lotada de usuários. Essas duas situações provocaram engarrafamentos e encontramos várias pessoas utilizando atalhos ou caminhando em suas bordas, provocando danos consideráveis à vegetação e à trilha, que já se
encontrava em péssima situação. Felizmente existe um projeto para sua recuperação.
Apesar da dificuldade extra, os voluntários enfrentaram o desafio e subiram a trilha, transportando 50 mudas de espécies da mata atlântica e 50 estacas de proteção para as mesmas. Plantamos palmeiras jerivá e juçara, ipê-branco, paineira e ipê-amarelo, doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Agradeço ao Marcelo Barros de Andrade, gestor do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, pelo apoio, e a Christina Bocayuva, pelas fotos.
No dia 16/05/2015, às 15h, farei uma apresentação sobre o reflorestamento que executo no Pão de Açúcar no evento Viva a Mata 2015 - Encontro Nacional Pela Mata Atlântica, promovido pela ONG SOS Mata Atlântica. O evento vai acontecer no Jardim Botânico do Rio de Janeiro entre os dias 9 e 17/5/2015. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia pelo site do evento, pois as vagas são limitadas. Será a 11ª edição do Viva a Mata e pela primeira vez ele será feito fora de São Paulo.

Participantes:
-Ágatha Tommasi, Belmiro Feijó, Caio (...), Christina Bocayúva, Diane Cruz, Emidio Santos, Fabiani Frazão, Genice Lopes, Gregory Nogueira Lisboa, Isabele Mendonça, Lucas (...), Marcelli Frazão, Marcelo Medeiros, Mariana Moura, Mayte Beatriz Frazão, Milena Piraccini Duchiade, Solange Cardoso, Teresa Cristina (TC) e Tizuko Miyagui.
Agradeço a todos pela ajuda. O próximo mutirão será no dia 07/06/2015.
Saudações ecológicas,
(Sávio)




























































Nenhum comentário:

Postar um comentário