PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

10 ANOS DE REFLORESTAMENTO NO PAREDÃO LAGARTINHO (PÃO DE AÇÚCAR)

Clique em Mais Informações e depois nas fotos para ampliar
Apesar das dificuldades encontradas no Paredão Lagartinho(face sul do Pão de Açúcar), adotado pelo Centro Excursionista Rio de Janeiro (CERJ), em 2004, 10 anos depois a área está em ótimo estado, com arbustos bem desenvolvidos e consolidados formando um pequeno bosque.
No início do reflorestamento a área era praticamente estéril, com vários pedaços de concreto e de revestimento de piso espalhados no local, pouca terra, forte erosão provocada pelas enxurradas e coberta pelo capim colonião. Enfim, um desafio e tanto, pois apesar de pequena, a área também é bem inclinada e exposta ao sol e a fortes ventos.
Muitos voluntários do CERJ e também de outros clubes participaram dos mutirões mensais nos 5
anos iniciais no Paredão Lagartinho, quando o trabalho era mais intenso. No resultado obtido, tem um pouco do esforço de cada um, inclusive, claro, dos muitos que não estão nessas fotos.

Agradeço a todos por acreditar e apoiar esse trabalho, em especial a diretoria do CERJ, que sempre apoiou também financeiramente, pagando as diárias dos auxiliares, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pela doação das mudas.
(Sávio)











 
















































































2 comentários:

  1. Parabéns, chefia!
    Apesar da minha longa ausência, continuo em pensamento com você e seus fieis escudeiros, nesse trabalho de amor à natureza tão encantador e digno de muitos seguidores.
    Saudades...

    ResponderExcluir
  2. LINDO TRABALHO , PARABENS A TODOS !!

    ResponderExcluir