Como parte do evento global “Dia da Montanha Limpa”, coordenado no Brasil pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) e apoiado pela Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ), fizemos no dia 27/09/2014 um mutirão de limpeza nos costões pesqueiros ao longo da Pista Cláudio Coutinho e na face leste do Pão de Açúcar.
Divididos em duas equipes e munidos de sacos de lixo, luvas e disposição, retiramos grande quantidade de lixo dos pesqueiros e das trilhas. Não se trata de lixo trazido pelas marés e sim produzido pelos pescadores locais, um claro sinal da falta de consciência ambiental e descaso com o belo local onde atuam. Grande parte desse material é perigoso para a fauna marinha, pois trata-se de restos de linhas de nylon, pilhas, isopor, sacos plásticos, etc.
O evento atingiu o objetivo proposto, com grande quantidade de voluntários presentes e a limpeza
completa dos pesqueiros onde trabalhamos.
completa dos pesqueiros onde trabalhamos.
Agradeço o apoio do Marcelo Barros de Andrade, gestor do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, do Centro Excursionista Rio de Janeiro(CERJ), e da ONG Defensores da Terra.
Participantes deste mutirão:
-Ágatha Oliveira, Ana Paula Vizintini, Cristiane Cristal, Emilio Vizintini, Ivaldo Mattos Ogata, Henrique Menescal, Luciana Assis, Marcelo Barros de Andrade, Monica Esteves e Patricia Rocha.
Agradeço a todos pela ajuda.
Agradeço a todos pela ajuda.
Sávio e equipe, muito bom ver esse trabalho!!
ResponderExcluir