PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

MUTIRÃO DO DIA 02.02.2014

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR
Rio de Janeiro 40 graus. Já não chove há algum tempo e continuamos sem previsão de chuva para as próximas duas semanas. Por esse motivo resolvi não fazer o plantio de mudas no nosso tradicional mutirão mensal.
Trabalhamos à sombra, na recuperação de trechos da trilha de acesso às vias de escalada Chaminé Stop e Chaminé Galotti, que ficam na face sul do Pão de Açúcar. Mesmo assim, o calor era intenso.
Fizemos 3 contenções na calha de água da chuva que desce paralela à trilha e às vezes se confunde com ela, utilizando material encontrado no local, como troncos, galhos de árvores, pedras e folhas.

É um trabalho relativamente simples mas eficaz, pois retém o material superficial que é trazido pela forte enxurrada que ocorre naquele local, diminui a velocidade da água, minimiza a erosão e equaliza o terreno. Ficaram bem resistentes e, mesmo utilizando material de baixa qualidade encontrado no local, vão cumprir o objetivo para o qual foram feitas.
Fizemos também manutenção na muda de Pau-Brasil plantada em homenagem ao montanhista Jair Lourenço, falecido em  2008. Ela está se desenvolvendo muito bem e agora já tem cerca de 2,5 m.
Agradeço aos voluntários que aceitaram o desafio de enfrentar o forte calor e contribuir para a recuperação dessa trilha no Pão de Açúcar. Apesar da pouca idade, o Edgar era um dos mais animados e dispostos, ajudando com uma alegria que contagiou a todos. Valeu, Edgar!
Muito obrigado pela ajuda:
-Christina Bocayuva (obrigado também pelas fotos)
-Edgar Willian Allan
-Gil Guigon
-Henrique Menescal
-Isa Maria Alves
-Jaqueline Macedo
-João Paulo Duarte
-Milena Duchiade
-Monica Esteves
-Roberta Campelo
-Solange Cardoso
Os mutirões retornam a partir de 04 de maio, por motivo de viagem.
(Sávio Teixeira)




























































Um comentário:

  1. Sávio, meu nome é Tito Tortori, sou professor de ciências da escola EDEM e desenvolvo um projeto de educação ambiental chamado "MUDAMATA" que tem o objetivo de produzir mudas da Mata Atlântica e chamar a atenção da comunidade educacional e dos alunos para a necessidade de resgatar espécies Nativas. As mudas são produzidas nos corredores da escola em embalagens tetrapak. Já doamos muitas mudas para projetos de reflorestamento fora do perímetro da cidade. Temos no momento algo perto de 80 mudas de pequeno porte (20cm) que gostaria de plantar com os alunos. Me parece que seria uma excelente oportunidade de unirmos forças. Gostaria de saber se vc pode receber essas mudar e se posso convidar alunos e pais para participar do próximo mutirão. Se puder me responda por email tortori_tito@yahoo.com.br (995423006). Parabéns pelo seu trabalho! abraços. Tito

    ResponderExcluir