Uma parte dos participantes do mutirão. Outra parte já tinha subido pelo bondinho para o Morro da Urca (Clique nas fotos para ampliar) |
Para ajudarem no meu Projeto, os rotarianos adquiriram 135 camisas e cerca de 100 deles foram "uniformizados" ao mutirão no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca. No momento da foto, muitos ainda não tinham chegado ou estavam na fila para retirar o "passaporte" para subir o Morro da Urca de bondinho, onde haveria uma segunda parte do evento.
No dia anterior, foi feito o preparo das covas para o plantio e no final do dia caiu uma forte chuva que amenizou a seca que já durava quase 60 dias.
Esse foi um mutirão marcante, pois demandou uma preparação conjunta com os rotarianos, o apoio de algumas instituições e se inseriu num evento maior do Rotary chamado "O Caminho Verde Para a Paz".
Apesar da grande quantidade de participantes, a excelente organização permitiu que tudo corresse muito bem, com os participantes divididos em pequenos grupos coordenados pelos voluntários.
Todas as mudas foram plantadas e, com a nova estação, chegou também mais chuva, aumentando as
chances de sobrevivência.
As espécies plantadas: Quaresmeira, Palmeira Juçara, Ingá 4 Quinas, Pau-brasil, Embiruçu, Castanha do Maranhão, Ipê 5 Folhas, Jaracatiá, Palmeira Baba de Boi, Guapuruvu e Camboatá.
Tivemos o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente(SMAC), com a doação de 100 mudas e das estacas para proteção; do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que doou 40 mudas; e da empresa VideVerde Compostagem, que doou 150 kg de adubo orgânico; e da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), pelo apoio na guarda das mudas.
Principalmente, tivemos o apoio do Marcelo Barros, gestor do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, pelo apoio em todas as etapas do evento.
Agradeço aos rotarianos que participaram do evento diretamente ou adquirindo a camisa para ajudar ao meu projeto; a Ana Lucia A. S. Silva, diretora da Comissão de Projetos de Prestação de Serviços do Rotary Club do Rio de Janeiro, que se desdobrou em muitas para que o evento acontecesse; ao Fábio Fagundes, do Rotary Maracanã, o elo com a nova geração de rotarianos; ao Pedro Durão, do Rotary Copacabana, responsável pelos jovens intercambistas internacionais presentes ao mutirão (da Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, EUA e Suiça); ao Rotary Lagoa; Rotary Leblon; Rotary Itaipava; Rotary Rio de Janeiro; Rotaracts; Interacts e Rotary Kids, dentre outros.
Voluntários que atuaram no apoio durante o evento:
Angela Meurer, Christina Bocayuva, Fábio Bacalhau (fotos), Jaqueline Macedo, Lucas Arguello, Marcelo Pernambuco, Márcio Almeida e Mário Senna.
Muito obrigado a todos vocês.
"Domingos Sávio Teixeira"
Os rotarianos com os intercambistas do exterior |
Nenhum comentário:
Postar um comentário