PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

sábado, 18 de agosto de 2012

ORQUÍDEA NATIVA (Cyrtopodium)


       (clique na foto para ampliar)

Este belo exemplar de Cyrtopodium polyphilum foi localizada sobre um bloco de rocha, totalmente recoberto por uma espessa trama de cipós, após o grande incêndio de 2003. 

Essa trama a protegeu do fogo, mas deu a ela um aspecto ressecado, resultado dos muitos anos em que ficou "submersa" entre os agressivos cipós.
Ao descobri-la, não sabia se era uma planta viva ou se um "fóssil", preservada por condições peculiares que só a natureza poderia criar.

Para minha surpresa e alegria, após ser exposta ao sol pleno, voltou a brotar e a florescer, reagindo

positivamente às novas condições naturais.

Tenho um cuidado especial com ela, pois se tornou uma espécie de símbolo da recuperação que desenvolvo no Pão de Açúcar. 
Na face leste, só conheço mais dois exemplares desta espécie, localizados em paredões verticais. Essas localizações peculiares as protegeram de caçadores de orquídeas no passado e sua rusticidade as manteve vivas em condições adversas.




6 comentários:

  1. Nossa!!! A natureza é sempre surpreendente!!! Ela te presenteia na forma de lindas flores raras em agradecimento ao que vc faz por ela. Mas como diz o Zé: Tem que merecer!! Em nome da natureza eu também te agradeço pelo que vc faz por ela e pela gente enquanto parte dela. Parabéns Sávio!!! Bjs Marcia Aranha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho e muito linda em cananéia tem muita e as frores dela e muito perfuma

      Excluir
  2. Que maravilha, Sávio !
    A gente ajuda e a natureza agradece e retribui.
    Belo trabalho.
    Gde abraço,
    Plínio Senna

    ResponderExcluir
  3. O prazer da descoberta fez transbordar a todos de grande alegria, possibilitando colorir ainda mais esse lugar tão especial. Aplausos para o seu empenho e dos seus seguidores, desejando a todos sempre novas revelações tão encontadoras.
    Abs Angela Delphim

    ResponderExcluir
  4. Maravilha, Sávio!! São essas coisas que me levam a sempre ter esperanças na recuperação do nosso degradado planeta! Dando uma chance à natureza, ela mostra toda sua exuberância!! Nada é irreversível!! Bjs! Mônica Esteves.

    ResponderExcluir
  5. Que felicidade senti ao ler este artigo é ver essas belas fotos desse majestoso Cyrtopodium poliphyllum. Tenho um exemplar em casa, adquirido do orquidário Chacara Bela Vista, mas ainda não floresceu. Parabéns pelo magnífico trabalho!

    ResponderExcluir