PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

segunda-feira, 7 de maio de 2012

MUTIRÃO COMEMORATIVO DOS 10 ANOS DE REFLORESTAMENTO

                                                             
No dia 06.05.2012 tivemos mais um mutirão de reflorestamento no Pão de Açúcar. Dessa vez a data foi marcante: o reflorestamento na face leste completou dez anos.
Para marcar o evento, providenciei camisetas comemorativas que estão sendo vendidas para ajudar o projeto. Se você quiser ajudar adquirindo a sua (R$ 30,00), mande um e-mail fazendo a reserva (saviorj@terra.com.br).
Fizemos o plantio no início da trilha do Morro da Urca, um trecho que está muito degradado. Foram plantadas 34 mudas e os voluntários tinham entre 5 e 80 anos.
Participantes:



-Aldair Facundo
-Angela Delphim
-Bernardo Tigre
-Bruno Graell
-Carlos Schramm
-Christina Bocayuva
-Henrique Menescal
-Jaqueline Macedo
-João Tigre
-Jorel Lopes
-Mário Senna
-Maysa Blay
-Milena Duchiade
-Paulo Gentil
-Sheilayne
-Tião(Sebastião)                          

Agradeço a todos os voluntários que ajudaram o projeto a se desenvolver ao longo desses 10 anos. Todos foram importantes e colaboraram para o resultado que se vê hoje: no Grotão da face leste, uma florestinha praticamente formada e no Costão da face leste, a recuperação possível, já que ali a camada de solo é muito rasa. Mas também ali temos trechos com nível de recuperação muito bom, com uma pequena matinha ao lado do mirante do Costão.
Outro trecho muito bem encaminhado, dadas as dificuldades de solo e inclinação, é o Costão Lagartinho, na face sul, que está sendo recuperado desde 2004 pelo CERJ (Centro Excursionista Rio de Janeiro), através dos mutirões que coordeno. Inicialmente os mutirões só ocorriam ali, mas com o trabalho bem encaminhado e sendo a área limitada, os mutirões foram ampliados para a face leste.
Agradeço o apoio incondicional do CERJ, desde o início, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente(SMAC), ao Paulo Gentil, gestor do Monumento Natural, à Femerj e a vocês, voluntários, que fizeram a diferença com seu apoio e trabalho.
Muito obrigado.
                                                Fotos: Christina Bocayuva






















































2 comentários: