PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

domingo, 11 de dezembro de 2011

PNUMA TRANSFERE CAMPANHA DE PLANTIO DE ÁRVORES PARA ONG'SNG


Iniciativa supera meta e registrou 12 bilhões de novas plantas no mundo
08/12/2011 - 16h00
O Globo
Domingos Sávio Teixeira já plantou mais de dois alqueires no costão do Pão de Açúcar, onde atua como voluntário                            Foto: Custódio Coimbra/12-10-2011

RIO - O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) encerrou a campanha Bilhões de Árvores com 12 bilhões de unidades plantadas em todo o mundo. A partir de agora, o programa de incentivo ao plantio ficará sob a responsabilidade da Fundação Plantemos para o Planeta.
A passagem de bastão ocorreu durante a Conferência do Clima (COP-17), em Durban, África do Sul. A campanha foi criada em 2006 sob o nome Um Bilhão de Árvores. A bilionésima árvore, uma Oliveira Africana, foi plantada na Etiópia em Novembro de 2007.
- A Campanha Bilhões de Árvores do Pnuma ultrapassou muito o seu objetivo original - disse o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, em nota. - Nos preparamos para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, precisamos desse tipo de comprometimento para garantir que o nosso planeta continue a fornecer os recursos necessários para reduzir a pobreza, melhorar a segurança e aumentar as oportunidades para a população mundial.
A campanha marca ainda o Ano Internacional das Florestas (2011). De acordo com o Subsecretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner, é importante mobilizar crianças e adolescentes.
- Agora somos responsáveis pelo registro oficial de plantio de árvores da Campanha Bilhões de Árvores e trabalharemos em conjunto com governos, empresas e o público geral, de modo que a campanha continue a prosperar. Nós assumiremos essa tarefa com o máximo de empenho e faremos de tudo para garantir que o legado de Wangari Maathai chegue ainda mais longe - afirmou, lembrando a ambientalista queniana, Prêmio Nobel da Paz de 2004.
As ávores ajudam a combater o aquecimento global. Se apenas 10% dos cariocas plantassem uma árvore por ano seria possível neutralizar 60% da emissão de carros do Rio de um mês. Os cálculos do geógrafo Lucas Pereira, diretor da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Iniciativa Verde, mostram que pequenas atitudes têm grandes consequências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário