PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

domingo, 21 de março de 2021

O VIVEIRISTA DO TERRAÇO (21/03/2021)

Conheci o Hélio de Mello Filho, um paulistano de 57 anos, que reside no Rio há 16, por indicação da
Mônica Claro. Ela me disse que eu deveria conhecê-lo porque ele tinha transformado o terraço do
 prédio onde mora, em Botafogo, em um viveiro de plantas. Agendei com ele e em um belo dia de sol ardente de verão, lá estava eu subindo com o Hélio a escada que dá acesso ao terraço do prédio, onde me deparei com um viveiro de grande variedade de plantas, muitas delas já produzindo frutos, distribuídas por cerca de 350m² de área descoberta. Tudo mantido com a preciosa ajuda do "seu" Laurentino, que reside e trabalha no prédio há 50 anos. 

Essa singela e inusitada missão começou há cerca de 5 anos, quando o Helio coletou sementes de uma pitangueira do quintal da casa dos seus pais, em São Paulo. Ele as trouxe para o Rio, plantou em uma bandeja de isopor e, surpreendido, viu-as germinar em seu apartamento. Com o crescimento das

segunda-feira, 8 de março de 2021

MUTIRÃO DE PLANTIO DO DIA 07/03/2021

(clique nas fotos para ampliar)

Nosso mutirão mensal de plantio do dia 07/03/21 no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar) aconteceu após forte chuva que caiu na noite anterior e ainda com previsão de mais chuva para o dia do evento. Otimista, acreditei que teríamos uma janela de tempo bom suficiente para fazermos o plantio, o que de fato aconteceu, apesar de um discreto chuvisco que não comprometeu a atividade. O tempo úmido e a garoa formaram as condições ideais para o plantio, aumentando as chances de sobrevivência das 30 mudas de espécies da Mata Atlântica, fornecidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC): abiu-amarelo-da-restinga (Pouteria caimito), amendoim-bravo (Pterogyne nitens), cajá-mirim (Spondias mombin), embiruçú (Pseudobombax grandiflorum),  ipê-roxo (Handroanthus heptaphyllus) e palmeira-jerivá (Syagrus romanzoffiana).