PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

RENOVAÇÃO DO "TERMO DE ADOÇÃO"

Altamirando, Márcia, Secretário Muniz, Sávio e Marcelo.
Foto: Cristina Terra
Foi renovado por mais 2 anos com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), o Termo de Adoção das áreas que estou reflorestando na face leste do Pão de Açúcar. Neste novo Termo foi acrescentado 1 hectare (ha) de área, localizada no contraforte sul do Costão do Pão de Açúcar, totalizando 2,5 ha sob meus cuidados. A adoção oficial ocorreu em 2010 e esta é a segunda renovação do Termo. 
A recuperação ambiental que realizo no Pão de Açúcar foi iniciada em 2002, quando a face leste era quase totalmente recoberta pelo capim colonião (Panicum Maximum), com ocorrências anuais ou bianuais de incêndios, causados principalmente por balões. Sendo montanhista, eu transitava constantemente pelo local, já que morava próximo, e observava essas ocorrências de incêndios com inquietação. Ecos de um futuro ambientalista.
Comecei ajudando um casal de ambientalistas que reflorestava uma área na face leste (Nóbile Rocha e Sátika Murakami) e, em maio de 2002, adotei minha própria área para reflorestar, no Costão da face

domingo, 13 de dezembro de 2015

MUTIRÃO EM PARCEIRA COM O CERJ

Clique em Mais Informações e nas fotos para ampliar
O Paredão Lagartinho, na face S do Pão de Açúcar, recebeu mutirões regulares de plantio e manutenção de 2004 até 2010, que coordenei pelo Centro Excursionista Rio de Janeiro (CERJ). Propus a adoção desse Paredão pelo CERJ quando fui diretor de meio ambiente do clube e a diretoria aceitou de pronto me ajudar no desafio. Os mutirões regulares foram interrompidos em 2010 porque a área já se encontrava em bom estado de recuperação, dentro das possibilidades oferecidas no local, que é muito íngreme e tem pouco solo.  Passados 5 anos, voltamos ao local para mais um mutirão de plantio de reforço no dia 12/12/2015, somente com sócios do CERJ. Previamente, no dia 27/11/2015, fui com um ajudante preparar o local, com a necessária capina e roçada do teimoso capim colonião que insiste na região, abrindo espaço para as novas mudas de espécies da mata atlântica que seriam plantadas no dia do mutirão.

O clube demonstrou, mais uma vez, o seu compromisso com a recuperação do Paredão, e um numero

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

MUTIRÃO DO DIA 06/12/2015

(clique em Mais Informações e depois nas fotos para ampliar)
No dia 06/12/2015 fizemos o último mutirão regular de plantio deste ano no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca. Choveu praticamente todos os dias na semana anterior e a previsão do tempo para o dia do evento era de possibilidade de chuva. Felizmente isso não se confirmou e a atividade transcorreu sem maiores percalços, apesar de encontrarmos a trilha ainda bem úmida. Para as mudas que foram plantadas foi ótimo, pois começaram esse nova etapa em condições mais favoráveis de sobrevivência.
Faço aqui um agradecimento especial aos voluntários que participaram dos mutirões ao longo deste ano, dedicando parte do seu tempo ao plantio de mudas da Mata Atlântica e apoiando o Projeto. Muito obrigado.
Agradeço ao Ricardo Castelo Branco, gestor em exercício do MoNa Pão de Açúcar, pelo apoio e

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

MUTIRÃO DO DIA 01.11.2015

(Clique em "Mais Informações" e nas fotos para ampliar)

No dia 01/11/2015, um agradável domingo de primavera, aconteceu mais um mutirão voluntário de plantio  no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca. Apesar da previsão do tempo indicar chuva no domingo pela manhã, ela só caiu na madrugada de segunda-feira. Bom para as mudas que foram plantadas, que ganharam um reforço de água no dia seguinte ao plantio. Trabalhamos nas laterais de um trecho da trilha de acesso à Chaminé Stop (uma via de escalada), na face sul do Pão de Açúcar, onde plantamos 42 mudas de espécies da Mata Atlântica: 40 doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (palmeira juçara, palmeira

domingo, 18 de outubro de 2015

2º GRANDE MUTIRÃO DE SINALIZAÇÃO DA TRILHA TRANSCARIOCA

(Clique em Mais Informações e nas fotos para ampliar)

Trilha Transcarioca realiza 2º grande mutirão de sinalização

A ação contará com voluntários para a sinalização de 180 km da maior trilha urbana do país


O Mosaico Carioca de Áreas Protegidas realizará domingo, 24 de outubro, a partir das 8h, mais um mutirão voluntário para a sinalização da Trilha Transcarioca. Os 21 trechos integrantes deste mutirão atravessam unidades de conservação federais, estaduais e municipais na cidade do Rio de Janeiro e compõem a maior trilha urbana do Brasil. A ação está mobilizando os amantes da natureza e da cidade para que a Trilha Transcarioca dê mais um passo para se tornar realidade até 2016.
Símbolo da união entre as três esferas do poder público, a Trilha Transcarioca integra seis unidades de conservação de proteção integral: o Parque Natural Municipal de Grumari, o Parque

terça-feira, 6 de outubro de 2015

MUTIRÃO DO DIA 04/10/2015

(Clique em Mais Informações e depois nas fotos para ampliar)
Após um pequeno intervalo por motivo de viagem, os mutirões foram retomados neste mês de 
outubro com a disposição habitual. Um grupo de voluntários(as) respondeu ao chamado e se dispôs a acordar cedo no domingo para fazer o plantio de espécies da Mata Atlântica no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.
Dos 41 inscritos que confirmaram a participação, 26 compareceram. Quem se inscreve e não comparece tira a oportunidade de outros voluntários participarem. Registro aqui também que alguns ausentes se justificaram.
Plantamos 36 mudas de espécies da Mata Atlântica: 35 doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e 1 doada pelo Anderson Santos. Foi necessário apressar o plantio por causa da chuva que

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

MUTIRÃO DO DIA 02/08/2015

(clique em Mais Informações e depois nas fotos, para ampliar)
Como de praxe, no primeiro domingo de agosto um grupo animado de voluntários se reuniu na Praça General Tibúrcio, na Urca, para o nosso tradicional mutirão mensal de plantio no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca. Desta vez, tínhamos a missão de plantar 40 mudas de espécies da mata atlântica: 37 doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e 3 doadas pela Milena Duchiade. Por causa da grande procura, precisei limitar o numero de participantes, solicitando que, caso algum dos inscritos tivesse algum imprevisto, que me avisasse para que eu incluísse os que estavam na lista de espera. Apesar do meu apelo, dez pessoas inscritas não

terça-feira, 16 de junho de 2015

PALESTRA NA PUC-Rio

Clique em "Mais Informações" e depois nas fotos para ampliar
Convidado pelo professor Richieri Sartori, do Departamento de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), proferi palestra no dia 15/06/2015 para os alunos da disciplina Restauração Ambiental sobre o reflorestamento que desenvolvo na face leste do Pão de Açúcar desde 2002. O propósito foi levar aos alunos minha experiência bem sucedida com restauração ambiental nessa região.
O evento foi realizado na Casa da Biologia, um bucólico casarão dentro da mata, ao lado do Parque da Cidade, na Gávea. 
Foi um prazer partilhar com os universitários o conhecimento que adquiri nos últimos 13 anos. 

quinta-feira, 11 de junho de 2015

CINE MATEIRO NO DIA 10/06/2015

Clique em "Mais Informações" e depois nas fotos para ampliar.


No dia 10/06/2015 participei como convidado do evento Cine Mateiro, seguido de debate, promovido todo mês pelo Instituto Moleque Mateiro-IMM na PUC-Rio. O outro convidado foi Carlos Antonio Pereira (Palô), da Coopbabilônia

O filme do dia foi "O Homem que Plantava Árvores", de Frédérick Back. Essa obra delicada e única, vencedora do OSCAR® de curta metragem de animação, é um tributo ao trabalho árduo e à persistência. Conta a história de um homem bom e simples, um pastor que, em total sintonia com a natureza, plantou uma floresta onde antes era uma região árida e inóspita. As sementes por ele plantadas representam a esperança de que podemos

terça-feira, 9 de junho de 2015

MUTIRÃO DE PLANTIO NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Clique em "Mais Informações" e depois nas fotos para ampliar
No dia 05/06/2015 comemoramos o dia Dia Mundial do Meio Ambiente com um mutirão de plantio especial, em parceria com a "Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar-CCAPA", que administra o Bondinho do Pão de Açúcar. Tivemos a presença de alguns funcionários da Companhia no apoio ao evento, inclusive na preparação das covas para o plantio, dois dias antes.
Os alunos da "Associação de Assistência ao Adolescente, ONG que presta assistência social e educacional a estudantes da rede oficial de ensino, participaram do evento como convidados da CCAPA.
Plantamos 50 mudas de espécies da Mata Atlântica, doadas pela Secretaria Municipal de Meio

domingo, 7 de junho de 2015

CINE MATEIRO NO DIA 10/06/2015, SEGUIDO DE DEBATE

CINE MATEIRO, PROMOVIDO PELO INSTITUTO MOLEQUE MATEIRO, SEGUIDO DE DEBATE. SERÁ NO DIA 10/06/2015, ÀS 19H.  SEREI UM DOS CONVIDADOS.
A ENTRADA É GRATUITA.



domingo, 17 de maio de 2015

PALESTRA NO EVENTO "VIVA A MATA 2015"

Clique em "Mais Informações" e nas fotos para ampliar.

Fundação SOS Mata Atlântica promoveu o evento "Viva a Mata 2015-Encontro Nacional pela Mata Atlântica", realizado entre 9 e 17/05/2015 no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Foi a 11ª edição do evento e pela primeira vez ele foi realizado fora de São Paulo. Convidado, fiz uma apresentação no dia 16/05/2015 sobre a recuperação ambiental que realizo na face leste do Pão de Açúcar desde 2002, e sobre os mutirões de plantio realizados mensalmente no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.

Agradeço a Fundação SOS Mata Atlântica, através da coordenadora do evento, Patrícia Ferreti Teodoro, pelo convite. 
Agradeço também a Sérgio Nazar David, pelas fotos; a presença das voluntárias Milena Piraccini Duchiade, Patrícia Rocha e Christina Bocayuva; e a presença do Gestor do MoNa Pão de Açúcar, Marcelo Barros de Andrade.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

MUTIRÃO DO DIA 03/05/2015

Nosso mutirão de maio foi especial, pois comemoramos os 13 anos de recuperação ambiental na face leste do Pão de Açúcar e os mutirões de plantio. Esse mutirão também fez parte do Montanhismo Social, inserido na Semana Brasileira de Montanhismo. Choveu dois dias antes do evento e encontramos a trilha do Morro da Urca muito molhada. Apesar disso, ela estava lotada de usuários. Essas duas situações provocaram engarrafamentos e encontramos várias pessoas utilizando atalhos ou caminhando em suas bordas, provocando danos consideráveis à vegetação e à trilha, que já se

segunda-feira, 13 de abril de 2015

MUTIRÃO DO DIA 12/04/2015


Clique em Mais Informações e depois nas fotos para ampliar
Por causa de um imprevisto, o mutirão mensal foi transferido do dia 05 para o dia 12/04/2015. De qualquer forma, os voluntários estavam a postos na nova data e o dia estava perfeito: céu claro e temperatura amena. Melhor ainda, choveu bem na semana anterior, e a terra estava bem úmida, o que ampliará as chances de sobrevivência das 31 mudas que foram plantadas: 30 doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (palmeiras juçara e jerivá, ipê-amarelo e quaresmeira) e um jacarandá-mimoso doado pela Milena Duchiade. 
Florin Piraccini Duchiade doou cerca de 300 estacas de bambu, preparadas por ele mesmo. Foram transportadas de Nova Friburgo até Copacabana pela Milena, e de Copacabana até a Urca pelo Mário Senna. Serão muito úteis, Florin.

Christina Bocayúva, como sempre, nos presenteando com belas fotos. 
Agradeço ao Marcelo Barros de Andrade, Gestor do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, pelo apoio com as mudas.
Voluntários deste mutirão:

sábado, 21 de março de 2015

MUTIRÃO DE MANEJO DE TRILHA

Clique em "Mais Informações" e nas fotos, p/ ampliar
O Mosaico Carioca de Áreas Protegidas, com o apoio do gestor do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, Marcelo Barros de Andrade, promoveu no dia 22/02/2015, mutirão de manejo em um trecho de trilha no Morro da Urca. Foi um manejo preparatório para a caminhada que foi feita no dia 01/03/2015, aniversário do Rio. Trabalhamos em uma variante da trilha que no passado dava acesso à Fortaleza de São João. Esse pedaço de trilha encontra-se fechado pelo Exército, e foi aberto exclusivamente para essa caminhada comemorativa da Trilha Transcarioca

Utilizamos troncos de madeira disponíveis no início da trilha do Morro da Urca e materiais encontrados no local do manejo, com resultado satisfatório.  

Os voluntários:

quarta-feira, 11 de março de 2015

JORGE PEDRO PEREIRA CARAUTA


Jorge Pedro Pereira Carauta (1930-2013) dedicou sua vida à botânica, tendo se tornado um expoente em sua área de atuação científica.
Pedro Carauta foi um grande incentivador do meu trabalho de reflorestamento na face leste do Pão de Açúcar, morro pelo qual nutria um carinho especial, pois além de ter sido montanhista, fez também importantes trabalhos de levantamento da flora, tendo catalogado, junto com Rogério Ribeiro de Oliveira, a vegetação das encostas dos morros do Pão de Açúcar, Urca e Cara de Cão.
Era professor associado do Departamento de Botânica do Museu Nacional/UFRJ, Fellow da Linnaean Society e editor chefe da revista ALBERTOA desde 1984, onde publicamos juntos "REFLORESTAMENTO NA FACE LESTE DO MORRO DO PÃO DE AÇÚCAR-RIO DE JANEIRO", disponível na aba Publicações Científicas deste blog.
Foi homenageado na XXXII Jornada Fluminense de Botânica de 2013 (11 a 14/09), promovida pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Sua dedicação à botânica e sua generosidade são seus grandes legados.
(Sávio)


terça-feira, 3 de março de 2015

MUTIRÃO DO DIA 01/03/2015

Clique em Mais Informações e nas fotos para ampliar

Numa feliz coincidência, o primeiro domingo de março, dia do nosso tradicional mutirão, foi também o aniversário de 450 anos do Rio. Isso deu ao mutirão um caráter especial e o plantio se tornou também uma forma de homenagem à Cidade Maravilhosa.

Além das 35 mudas doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tivemos também a doação de 15 mudas de palmeira juçara doadas por Oscar Graça Couto, do Projeto Amável. Esse projeto tem como foco o plantio e uso sustentável dessa palmeira tão emblemática para a mata atlântica. Ele distribuiu também kits com sementes da juçara e pudemos provar o  Juçaí, um alimento à base da juçara e que lembra o açaí. O grande desafio do Projeto Amável é demonstrar que a palmeira juçara é mais viável economicamente em pé, com a comercialização dos frutos e sua importância ecológica(dezenas de animais se alimentam de seus frutos).
Tito Tortori, do projeto Mudamata, também doou 2 mudas (pitombeira e castanha do Maranhão) e

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

MUTIRÃO DO DIA 11/01/2015

Clique em "Mais Informações" e depois nas fotos para ampliar
O primeiro mutirão do ano aconteceu sob forte calor, por isso trabalhamos dentro da mata, nas bordas da trilha do Morro da Urca. A estiagem prolongada, aliada às altas temperaturas deste verão, se faz notar na mata com as árvores liberando as folhas. Assim, o solo da floresta se torna mais exposto e seco e, nesse ciclo desfavorável, alguns arbustos não resistem e morrem.
Por sugestão da Milena, desta vez levamos bastante água para regar as novas mudas e ajudá-las nesse ciclo inicial. Agora, a torcida é pela volta das chuvas.
Tivemos uma grande quantidade de inscritos que não compareceram(12). Imprevistos acontecem, naturalmente, e algumas pessoas tiveram a gentileza de me avisar. Quando o voluntário se inscreve e não vai, está tirando a vaga de outra pessoa que gostaria de ir, como aconteceu desta vez. Portanto, peço a gentileza de só confirmar se tiver a

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

10 ANOS DE REFLORESTAMENTO NO PAREDÃO LAGARTINHO (PÃO DE AÇÚCAR)

Clique em Mais Informações e depois nas fotos para ampliar
Apesar das dificuldades encontradas no Paredão Lagartinho(face sul do Pão de Açúcar), adotado pelo Centro Excursionista Rio de Janeiro (CERJ), em 2004, 10 anos depois a área está em ótimo estado, com arbustos bem desenvolvidos e consolidados formando um pequeno bosque.
No início do reflorestamento a área era praticamente estéril, com vários pedaços de concreto e de revestimento de piso espalhados no local, pouca terra, forte erosão provocada pelas enxurradas e coberta pelo capim colonião. Enfim, um desafio e tanto, pois apesar de pequena, a área também é bem inclinada e exposta ao sol e a fortes ventos.
Muitos voluntários do CERJ e também de outros clubes participaram dos mutirões mensais nos 5