Altamirando, Márcia, Secretário Muniz, Sávio e Marcelo. Foto: Cristina Terra |
Foi renovado por mais 2 anos com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), o Termo de Adoção das áreas que estou reflorestando na face leste do Pão de Açúcar. Neste novo Termo foi acrescentado 1 hectare (ha) de área, localizada no contraforte sul do Costão do Pão de Açúcar, totalizando 2,5 ha sob meus cuidados. A adoção oficial ocorreu em 2010 e esta é a segunda renovação do Termo.
A recuperação ambiental que realizo no Pão de Açúcar foi iniciada em 2002, quando a face leste era quase totalmente recoberta pelo capim colonião (Panicum Maximum), com ocorrências anuais ou bianuais de incêndios, causados principalmente por balões. Sendo montanhista, eu transitava constantemente pelo local, já que morava próximo, e observava essas ocorrências de incêndios com inquietação. Ecos de um futuro ambientalista.
Comecei ajudando um casal de ambientalistas que reflorestava uma área na face leste (Nóbile Rocha e Sátika Murakami) e, em maio de 2002, adotei minha própria área para reflorestar, no Costão da face