PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

INCÊNDIO NO COSTÃO DO PÃO DE AÇÚCAR



No dia 22/09/2010 um incêndio destruiu cerca de 1/3 da área que está aos meus cuidados no Costão do Pão de Açúcar. Ainda não sei a causa do incêndio. Pode ter sido fogueira, ponta de cigarro, despacho religioso ou simplesmente piromania mesmo.
Qualquer que tenha sido a causa, causou um estrago imenso, de difícil recuperação, pois a área é de costão rochoso em sua maioria e a recuperação será lenta e trabalhosa. As bromélias se recuperam relativamente rápido, mas a cadeia sucessória, aquela grande quantidade de "filhotes" que se escondem sob as folhas secas nos troncos, está perdida.
Mudas que demoraram anos prá atingir um porte de arbusto, devido ao pouco solo, foram perdidas. Terão que recomeçar do zero novamente, brotando do solo.
Muito lamentável o ocorrido, pois praticamente zerou o trabalho de 8 anos e meio naquele trecho.
Agora é recomeçar.
Já cerquei toda a área com fios de sisal, sinalizei com algumas placas pequenas e solicitei à Prefeitura 50 mudas para replantar no local.
O mutirão deve ocorrer, se tudo correr bem junto à Prefeitura, no dia 24/10/2010.

2 comentários:

  1. Sávio, olá! Espero que voce e sua familia estejam bem. Esta área que queimou em 22/09/2010 é a mesma que queimou no dia 22/03/2021 no início da trilha do Costão do Pão de Açúcar?

    ResponderExcluir
  2. Olá Marco. Td bem comigo e com a minha familia. Espero que com vc e a sua também.
    A área incendiada foi a mesma. Uma lástima o que aconteceu. Grande perda. Abraço

    ResponderExcluir