PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

MUTIRÃO DO DIA 05/02/2017

(Clique nas fotos para ampliar)
Uma galera animada e cheia de disposição compareceu ao mutirão de fevereiro no Monumento Natural (MoNa) dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca para o plantio de 35 mudas de espécies da Mata Atlântica (pau-brasil, grumixama, ipê-amarelo, paineira e palmeira jerivá), fornecidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 
Desta vez fizemos um roteiro um pouco diferente, plantando as mudas em um trecho da face sul do Pão de Açúcar onde ainda não tínhamos feito os
mutirões de plantios. É uma área muito bonita, com grande número de plantas rupícolas, mas com uma inclinação bem acentuada.
Depois do plantio levei os voluntários para um passeio a um costão rochoso, um local muito agradável e de onde se tem uma bela vista do mar e dos barcos que passam próximos. Fizemos também a limpeza desse costão, que funciona como pesqueiro.   
Neste mutirão um grande numero de inscritos não compareceu e alguns compareceram sem se inscrever (a inscrição é obrigatória). Reitero o pedido para que só se inscrevam se tiverem certeza de que poderão ir (descontados os imprevistos). Isso dificulta a logística com as mudas, que precisam ser solicitadas alguns dias antes do evento. Além disso, o número de participantes é limitado. Quem se inscreve e não vai, pode estar inviabilizando a participação de outra pessoa (alguns dos ausentes tiveram a gentileza de se justificar).
Agradeço ao gestor do MoNa Pão de Açúcar, Marcelo Barros de Andrade, pelo apoio; a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pela doação das mudas; a Christina Bocayuva, pelas fotos; ao Jônatas Batista, pelas fotos adicionais; ao Anderson Fonseca, pela ajuda com os "berços" para as mudas; e aos voluntários, pela ajuda.
Convido todos a conhecer, se inscrever e curtir o canal do Projeto no youtube. Vamos postar alguns depoimentos de voluntários do Projeto. Fiquem atentos.
Nossa página no facebook também tem novidades. Acesse e curta:
Participantes:
Ana Cristina Lima,  Ana Tatit,  Anderson Fonseca,  Bruno Kohn,  Christina Bocayuva,  Cláudia Carloni,  Cristina Galvão,  Cristina Montero,  Duda Silva,               Edu Björklund,  Fabrício Rodrigues Cardoso,  Genice Lopes,  Gregory Nogueira, Jônatas Batista,  Letícia Rodrigues Leszczynski,  Marcos Namias,  Milena Duchiade,      Renato Luvisotto,  Rita de Cassia Lesczynski,  Rosângela Castro, Sandra Paredes,  Sérgio Rosito,  Solange Rodrigues Cardoso,  Solange Sancho, Tania Rodrigues Leszczynski,  Thamiris Xavier,  Ximena Illarramendi.
Me informem, por gentileza, se for necessário alguma correção.
(Sávio Teixeira)
(saviotex@gmail.com)





























































































8 comentários:

  1. É sempre um prazer participar do projeto. A força do conjunto garante a continuidade desse grande empenho do Sávio e do desejo da mãe terra de continuar viva. Gostaria apenas de lembrar que tivessem a gentileza de dar o meu crédito nas publicações que fizerem. É pela sobrevivência da função fotografo que mais me importo. Sou voluntária e o Sávio entendendo que tenho gastos me dá uma ajuda de custo por isso. Outro dia me aborreci muito com um pessoal que faz plantio sustentável, algo do gênero e postou a seguinte coisa: Quem tem foto aí? Deu uma confusão. Foi chato. Os caras achavam que eu queria vender minhas fotos mas eu nem sequer tinha ido no evento... A questão é que tanto quanto as árvores estão desaparecendo a função dos seres humanos também passa por uma crise. E não é só com a fotografia mas ela em particular já preservou muita arvore em pé. A e
    stória é longa...

    ResponderExcluir
  2. Lembrando que na edição do Sávio tem algumas imagens que são de outras pessoas e desconheço a origem. Nas minhas dou liberdade a quem quer que seja participante de publicar. A quem é de fora desde que se apresente e justifique suas motivações. A questão do valor ainda pode amadurecer, se tornar até um meio de renda pro projeto.Tenho que fazer uma auto crítica porque até hoje não pus em prática um banco de imagens voltado pra isso. A idéia ainda está em desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  3. Não tinha prestado atenção mas as fotos acrescentadas são do Jonatas Batista. Agradecendo a ajuda desde já

    ResponderExcluir
  4. Domingo de verão perfeito, muitos voluntários, de todas as idades, vindos de vários bairros do Rio, o terreno preparado, já limpo, com as covas feitas pelo Anderson, tudo rolou bem. E ainda por cima, a ida ao Costão, um presente para quem ficou até o fim. Para completar, um banho de mar na Praia Vermelha, com direito a experimentar pela primeira vez o Remo em Pé, vulgo Stand Up Paddle. Nem tudo são pedras na vida, há também esses momentos perfeitos e inesquecíveis. Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  5. É sempre muito bom ver as fotos de cada mutirão e de quebra imagens maravilhosas da cidade, o mar e as expressões de alegria das pessoas que participam. Abraço forte meu amigo Sávio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá prá matar um pouquinho da saudade do Rio, né Mary?
      Fico muito feliz em proporcionar esses momentos aos voluntários.
      abração

      Excluir
  6. Que pena não ter podido ir desta vez!!! Estarei nos próximos, sempre que estiver no Rio!

    ResponderExcluir