quinta-feira, 26 de julho de 2012

MONTANHISTA CITA REFLORESTAMENTO EM ENTREVISTA




A montanhista veterana Marineth Huback, entrevistada pela revista FRIBOOK deste mês, cita na entrevista o reflorestamento que executo no Pão de Açúcar.
A seguir, o link da entrevista completa:





http://www.revistafribook.com.br/


FRIBOOK - Há uma cumplicidade muito grande entre os clubes de montanhismo. De que forma os momentos e as histórias de seus participantes são divididas entre eles?
MARINETH  - Cada clube tem o seu estatuto e as suas regras, mas existem parcerias entre eles. Eles têm parcerias com os parques para a conservação de trilhas, por exemplo, recuperação das trilhas em curvas de nível, que são muitas vezes destruídas por atalhos criados por vândalos e/ou por pessoas que não têm consciência ecológica, nem conhecimento sobre a mata, para evitar o surgimento de erosão no terreno.   Os integrantes dos clubes fecham esses atalhos com arames ou com taquaras/folhas de palmeiras, e colocam avisos sobre as rotas corretas. O meu clube, o CERJ, tem um programa de reflorestamento exemplar, organizado por um colega montanhista, Sávio Teixeira, que, em regime de mutirão, uma vez por mês, é feita a preservação no entorno do Pão de Açúcar. Por se tratar de um lugar muito frequentado, estava muito degradado, e esse montanhista, com a ajuda de diversas pessoas, foi gradativamente reconstruindo a vegetação com o plantio de várias mudas de árvores nativas da região, e recuperou as trilhas com o trabalho de manejo com ripas de madeira formando escadas para proteger a região. Para mais informações, visite o site dele, Sávio Teixeira (www.paodeacucarverde.blogspot.com).  








Um comentário:

  1. Parabéns a você Domingos Sávio e a todos que o ajudam no trabalho de preservação.

    ResponderExcluir