terça-feira, 25 de dezembro de 2018
MUTIRÃO DE PLANTIO/MANUTENÇÃO COM O CERJ
O Centro Excursionista Rio de Janeiro (CERJ) adotou em 2004 o Paredão Lagartinho, na face sul do Pão de Açúcar. Desde então, sob minha coordenação, vem sendo feita a recuperação ambiental/reflorestamento do local, que é de difícil acesso e tem aclive acentuado. A área em recuperação tem cerca de 1 hectare e era totalmente recoberta pelo capim colonião, espécie exótica invasora, grande propagadora de incêndios.
De 2004 a 2008 foram feitos mutirões mensais no local para a retirada do capim, plantio de espécies da Mata Atlântica e a indispensável manutenção, sem a qual as mudas teriam sucumbido ao retorno do capim, que é extremamente adaptável e resistente.
Em 16/12/18, por iniciativa do Henrique Menescal, atual Diretor de Meio Ambiente do CERJ, coordenei mais um mutirão de plantio e manutenção no local. Atualmente os mutirões tem sido feitos uma vez por ano, periodicidade suficiente para manter o capim sob controle. Vários sócios do CERJ
sábado, 22 de dezembro de 2018
MUTIRÃO DE PLANTIO COM A MICHELIN (15.12.2018)
No dia 15.12.18 tive o prazer de coordenar mais um mutirão de plantio com funcionários da Michelin no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar). Apesar do grupo ser grande, ele foi dividido em dois para entrar na Pista Cláudio Coutinho e depois na trilha do Morro da Urca, diminuindo assim o impacto nesses locais. No momento do plantio, um planejamento ainda mais cuidadoso, entrando no local apenas 3 pessoas de cada vez, evitando assim causar um impacto negativo na área do plantio. Plantamos amendoim-bravo, ipê-amarelo, angico-branco, pau-brasil, cedro e embiruçú no colo entre o Pão de Açúcar e o Morro da Urca, ajudando a diversificar e adensar as espécies presentes no local.
Cumprido o nosso objetivo, fomos até o topo do Morro da Urca para um lanche, fotos e um pequeno tempo livre antes do retorno para o ônibus que aguardava o grupo.
Cumprido o nosso objetivo, fomos até o topo do Morro da Urca para um lanche, fotos e um pequeno tempo livre antes do retorno para o ônibus que aguardava o grupo.
quinta-feira, 20 de dezembro de 2018
VOLUNTÁRIOS EM AÇÃO 2018 - (09.12.2018)
Voluntários em Ação 2018 - Iniciativas de conservação ambiental no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e no entorno.
No dia 09 de dezembro de 2018 foi realizada a 2ª edição do evento Voluntários em Ação, para celebrar e reconhecer as diversas atividades voluntárias de conservação ambiental que são desenvolvidas no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca e no entorno.
O evento foi uma iniciativa do Projeto Pão de Açúcar Verde / Instituto Ecoflora de Atividades
Ambientais e do Projeto Verde Mar / Instituto Mar Urbano, e contou com o apoio da Secretaria
Municipal de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA), do MoNa Pão de Açúcar, da Escola
de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), do Bondinho do Pão de Açúcar e do Instituto Europeo di Design (IED).
Na ocasião foi feita a cerimonialização da assinatura do convênio entre a Fundação Banco do Brasil (FBB) e a Associação Civil Vale Verdejante para a execução do projeto "Reflorestamento e
quinta-feira, 13 de dezembro de 2018
MUTIRÃO DE PLANTIO DO DIA 09/12/2018
Nosso último mutirão regular de 2018 fez parte da programação do evento "Voluntários em Ação", que aconteceu no dia 09/12/18 no estacionamento da ECEME, em frente a Praia Vermelha.
Fechamos o ano com chave de ouro, fazendo o plantio e também celebrando e valorizando o voluntariado.
Fez um belíssimo dia, contribuindo para que o evento e o mutirão de plantio fossem bem sucedidos.
Neste mutirão plantamos ipê-amarelo, cajá-mirim, pau-brasil, angico-branco e embiruçu na face norte do Morro da Urca. O mutirão foi coordenado pelo Belmiro Feijó com sua habitual competência. O amor desse cidadão pela natureza, aliado a sua habilidade no manejo com as plantas é algo admirável.
domingo, 2 de dezembro de 2018
MUTIRÃO DE PLANTIO NO VALE VERDEJANTE - 24.11.2018
A ONG Vale Verdejante assinou convênio com a Fundação Banco do Brasil (FBB) no dia 28.09.2018, para execução do projeto "Reflorestamento e Educação - Integração Urbana-Rural com Inclusão Social (Mar e Montanha)", em parceria com o Projeto Pão de Açúcar Verde / Instituto Ecoflora.
Como parte das atividades previstas no convênio, no dia 24.11.2018 fizemos um evento com várias atividades na sede da Vale Verdejante em Andrade Costa, Distrito de Vassouras (RJ), que incluiu um mutirão de plantio de 500 mudas de espécies da Mata Atlântica coordenado pela Denise Thomé, mutirão de plantio em canteiro agroflorestal e roda de conversa sobre inclusão social, coordenados pelo Cainã e pela Ana, apresentação de hip hop/dança por crianças de escolas locais, e um delicioso almoço preparado no fogão a lenha por moradoras da região, coordenadas pela Cátia Santos, com renda
terça-feira, 13 de novembro de 2018
Mutirão especial de plantio de espécies da Mata Atlântica com funcionários da empresa IHS Markit, realizado no colo entre o Pão de Açúcar e o Morro da Urca no dia 06.11.2018. Plantamos sibipiruna, amendoim-bravo, ipê-amarelo e pau-ferro fornecidos pela Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA).
Agradeço a Ana Lacativa, da IHS Markit, pela parceria. Este foi o segundo mutirão que realizamos em conjunto.
Agradeço também a SECONSERMA, pelo fornecimento das mudas, ao Marcelo Barros de Andrade, Gestor do MoNa Pão de Açúcar, e ao Ricardo Castelo Branco Jorge, assessor do Marcelo, pelo apoio,
a Christina Bocayuva, pelas fotos, a Milena Duchiade e André Laucas, pela ajuda, e a equipe IHS Markit, por mais um desafio cumprido em
Agradeço a Ana Lacativa, da IHS Markit, pela parceria. Este foi o segundo mutirão que realizamos em conjunto.
Agradeço também a SECONSERMA, pelo fornecimento das mudas, ao Marcelo Barros de Andrade, Gestor do MoNa Pão de Açúcar, e ao Ricardo Castelo Branco Jorge, assessor do Marcelo, pelo apoio,
a Christina Bocayuva, pelas fotos, a Milena Duchiade e André Laucas, pela ajuda, e a equipe IHS Markit, por mais um desafio cumprido em
domingo, 4 de novembro de 2018
MUTIRÃO DO DIA 04/11/2018
(clique nas fotos para ampliar) |
Plantamos mudas de ipê-amarelo, sibipiruna, ingazeiro e angico-branco em uma área próxima da face norte do Morro da Urca, onde eu e o Emídio fomos no dia anterior para preparar as covas.
Agradecimentos: a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA), pelo fornecimento das mudas; ao Ricardo Castelo Branco Jorge, Gestor em exercício do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar), pelo apoio; a Christina
quinta-feira, 18 de outubro de 2018
MUTIRÃO DE PLANTIO DO DIA 14/10/2018
Nosso mutirão de plantio do dia 07 foi adiado para o dia 14 por causa da forte chuva que caiu no dia anterior e no dia do evento ainda amanheceu com ameaça de mais chuva. Na semana seguinte choveu quase todos os dias, deixando a dúvida se conseguiríamos fazer o plantio. Mas as mudas precisavam ser plantadas e o tempo colaborou, abrindo uma janela de tempo bom. Assim, no domingo 24 voluntários compareceram para mais um mutirão de plantio no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar). Como sempre, um grupo bem diverso, unido pela vontade de contribuir para que nossa cidade seja um pouco mais verde e bonita. A França esteve representada neste mutirão por um grupo de 4 simpáticas francesas levadas pelo Edú. Elas gostaram muito e algumas até arriscaram usar a cavadeira também. Plantamos 30 mudas de espécies da Mata Atlântica (ingá-branco, ipê-amarelo, paineira, pau-brasil, angico-branco e guapuruvu) e para nossa
sexta-feira, 7 de setembro de 2018
MUTIRÃO DE PLANTIO DO DIA 02/09/2018
Nosso mutirão mensal de plantio do dia 02.09.2018 foi dos mais animados, com um grande numero de voluntários (30), e com a participação de alguns estrangeiros (2 portuguesas, 1 inglesa, 1 francesa e 1 alemão). Fez um belo e agradável dia de sol, prenunciando o fim do inverno, o que tornou a caminhada até a face norte do Morro da Urca ainda mais prazerosa.
Plantamos pau-brasil, ipê-amarelo, paineira, angico-branco e sibipiruna, espécies nativas da Mata Atlântica, para enriquecer e adensar a área em que trabalhamos.
Após o plantio fomos apreciar a bela vista que se descortina no topo do Morro da Urca e entender porque esta cidade é chamada de Maravilhosa. O cenário é realmente espetacular, especialmente a 220 metros de altura em um belo dia de sol.
terça-feira, 14 de agosto de 2018
MUTIRÃO DE PLANTIO DIA 12/08/2018
O mutirão de plantio do mês de agosto foi feito em um belo dia de sol e com temperatura amena. A terra estava úmida por causa das chuvas abundantes que caíram na semana anterior, o que também motivou a transferência do mutirão para o dia 12/08. Excelente para o plantio, pois aumenta o índice de sobrevivência das mudas que foram plantadas.
Um grupo disposto de voluntários se apresentou para fazer o plantio de 28 mudas de espécies da Mata Atlântica (paineira-rosa, angico-branco, pau-brasil, guapuruvu e grumixama), fornecidas pela Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA).
Tivemos a participação do Marcelo Farias, um amigo que não via há quase 30 anos, e que nos deu o prazer de participar deste mutirão de plantio com o filho Nathan. Pai e filho comemorando o Dias dos Pais com a nobre atividade de ajudar a melhorar a qualidade da floresta que recobre o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar).
Registro um fato incomum neste mutirão: faltaram 11 pessoas que estavam inscritas. Alguns fizeram a gentileza de avisar, e agradeço. Normalmente temos uma fila de espera e quando o aviso de impedimento para participar não é feito a tempo não consigo avisar quem está esperando. Fica a dica.
Agradeço a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA) pelo fornecimento das mudas; ao Marcelo Barros de Andrade, Gestor no MoNa Pão de Açúcar, e ao Ricardo Castelo Branco Jorge, pelo apoio; a Christina Bocayuva, pelas fotos; ao Emídio Santos pela preparação das covas para o plantio; e aos voluntários, pela ajuda.
Participantes:
Belmiro Feijó de Lima, Carolina Ferreira Barbosa, Christina Bocayuva, Diane de Almeida Cruz, Emídio Santos, Marcelo Rodrigues de Farias, Marco André G. Hinojosa, Milena Piraccini Duchiade, Natália Gonçalves, Nathan de Farias, Paulo Jaña Caamaño, Sandra Villanueva, Solange Gonçalves.
(Sávio Teixeira)
Um grupo disposto de voluntários se apresentou para fazer o plantio de 28 mudas de espécies da Mata Atlântica (paineira-rosa, angico-branco, pau-brasil, guapuruvu e grumixama), fornecidas pela Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA).
Tivemos a participação do Marcelo Farias, um amigo que não via há quase 30 anos, e que nos deu o prazer de participar deste mutirão de plantio com o filho Nathan. Pai e filho comemorando o Dias dos Pais com a nobre atividade de ajudar a melhorar a qualidade da floresta que recobre o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar).
Registro um fato incomum neste mutirão: faltaram 11 pessoas que estavam inscritas. Alguns fizeram a gentileza de avisar, e agradeço. Normalmente temos uma fila de espera e quando o aviso de impedimento para participar não é feito a tempo não consigo avisar quem está esperando. Fica a dica.
Agradeço a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA) pelo fornecimento das mudas; ao Marcelo Barros de Andrade, Gestor no MoNa Pão de Açúcar, e ao Ricardo Castelo Branco Jorge, pelo apoio; a Christina Bocayuva, pelas fotos; ao Emídio Santos pela preparação das covas para o plantio; e aos voluntários, pela ajuda.
Participantes:
Belmiro Feijó de Lima, Carolina Ferreira Barbosa, Christina Bocayuva, Diane de Almeida Cruz, Emídio Santos, Marcelo Rodrigues de Farias, Marco André G. Hinojosa, Milena Piraccini Duchiade, Natália Gonçalves, Nathan de Farias, Paulo Jaña Caamaño, Sandra Villanueva, Solange Gonçalves.
(Sávio Teixeira)
quinta-feira, 19 de julho de 2018
MUTIRÃO DO DIA 01/07/2018
Iniciamos o segundo semestre de 2018 com o nosso tradicional mutirão de plantio de espécies da Mata Atlântica no MoNa Pão de Açúcar. O sol agradável do inverno nos aguardava, tornando o dia perfeito para o evento. Plantamos paineira-rosa, pau-brasil, angico-branco, amendoim-bravo, aleluia e guapuruvu, fazendo o enriquecimento das espécies em uma área com boa entrada de luminosidade na face norte do Morro da Urca, próximo ao topo.
Agradecimentos:
a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA), pelo fornecimento das mudas; ao Marcelo Barros de Andrade, Gestor do MoNa Pão de Açúcar, pelo apoio; a Christina Bocayuva, pelas fotos; ao Emídio Santos e ao Belmiro Feijó, por fazerem as covas para as mudas; a Carolina Barbosa, por administrar a lojinha do Projeto; aos amigos Sérgio Soares e Carina (pai e
Agradecimentos:
a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA), pelo fornecimento das mudas; ao Marcelo Barros de Andrade, Gestor do MoNa Pão de Açúcar, pelo apoio; a Christina Bocayuva, pelas fotos; ao Emídio Santos e ao Belmiro Feijó, por fazerem as covas para as mudas; a Carolina Barbosa, por administrar a lojinha do Projeto; aos amigos Sérgio Soares e Carina (pai e
quinta-feira, 7 de junho de 2018
MUTIRÃO COM A FIOCRUZ - 05/06/2018
(Clique nas fotos para ampliar) |
No Dia do Meio Ambiente (05.06.2018), coordenei um mutirão especial de plantio no Morro da Urca com funcionários da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), que inseriu o evento dentro do Circuito Ambiental 2018. Esta foi a segunda vez que a FIOCRUZ se agregou ao Projeto Pão de Açúcar Verde, mobilizando seu corpo funcional para esta nobre atividade em prol da recuperação ambiental no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar), apoiando o trabalho voluntário que realizo nesta UC desde 2002.
O tempo instável e a previsão de chuva (mesmo que fraca) fez algumas pessoas desistirem de participar do evento. Mas quem foi não se arrependeu. A temperatura estava amena e o solo estava úmido pela chuva do dia anterior, condições perfeitas para o plantio.
Neste mutirão tivemos a participação especial da Associação de Meliponicultores do Rio de Janeiro (AME-RIO), representada pelo seu presidente, Carlos Ivan Siqueira, e pelo casal Roque e Hercília.
domingo, 3 de junho de 2018
MUTIRÃO DO DIA 03/06/2018
O mutirão de plantio do dia 03/06/18 no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar) iniciou as comemorações da Semana do Meio Ambiente e do aniversário de 12 anos de criação desta Unidade de Conservação municipal. Fizemos o plantio próximo ao topo do Morro da Urca e a tarde caiu uma bem vinda chuva, regando suavemente as mudas e proporcionando a elas maior chance de sobrevivência. Após o plantio fomos apreciar o panorama no topo do Morro da Urca. Nunca é demais relembrar o quanto esta cidade é bonita e especial, apesar de maltratada.
Neste mutirão muito especial tivemos a participação de um grupo de 11 voluntários da ONG Defensores da Terra, coordenados pela Margarida (Guida) Galamba, numa demonstração prática de
Neste mutirão muito especial tivemos a participação de um grupo de 11 voluntários da ONG Defensores da Terra, coordenados pela Margarida (Guida) Galamba, numa demonstração prática de
sexta-feira, 11 de maio de 2018
MUTIRÃO DO DIA 06.05.2018-ATM/Rio nas Montanhas
O mutirão do mês de maio fez parte da programação oficial do evento Rio nas Montanhas/Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM) 2018 e contou com a participação dos alunos do Curso Básico de Montanhismo do Clube Excursionista Carioca (CEC), conduzidos pelo Hamilton Kai.
O plantio, coordenado pelo Belmiro Feijó e assessorado pelo Edú Bjorklund, foi feito na face leste do Pão de Açúcar, onde foram plantadas 30 mudas de espécies da Mata Atlântica fornecidas pela Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA).
O dia começou nublado, com uma brisa amena, o que facilitou a caminhada de cerca de 2 km até o local de plantio, de onde se tem uma bela vista do panorama ao redor. Um privilégio que os voluntários fizeram por merecer.
sábado, 7 de abril de 2018
MUTIRÃO DO DIA 01/04/2018
O mutirão de plantio do mês de abril foi feito com 20 voluntários animados e dispostos a fazer sua parte para ajudar a recompor a vegetação nativa da Mata Atlântica no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar). Fez um belo dia de sol e calor, típico do verão que já tinha acabado. Lamentavelmente, 8 inscritos não compareceram, tirando a vaga de outros que estavam na fila de espera, já que o numero de participantes é limitado (alguns fizeram a gentileza de informar o impedimento).
Fizemos o plantio na face leste do Pão de Açúcar, o que proporcionou aos participantes belas paisagens das praias oceânicas de Niterói e da entrada da Baía de Guanabara, com seus fortes históricos. De brinde, assistimos a um belo desfile naval com 7 veleiros de alguns países da América Latina e da Espanha participantes do evento Velas Latinoamérica 2018: o Cisne Brando (Brasil), o Fragata Libertad (Argentina), o Esmeralda (Chile), o Glória (Colômbia), o Juán Sebastián de Elcano (Espanha), o Cuauhtémoc (México) e o Simon Bolívar (Venezuela).
Plantamos 32 mudas de espécies da Mata Atlântica (grumixama, aroeira-pimenteira, oiti e ipê-amarelo). Além destas, a Milena
quarta-feira, 7 de março de 2018
MUTIRÃO DO DIA 04.03.2018
Uma galera do bem compareceu ao mutirão de plantio do mês de março no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar) para plantar 40 mudas de espécies da Mata Atlântica (pau-brasil, ipê-amarelo, paineira-rosa, angico-branco, jurema, dentre outras espécies) fornecidas pela Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA). Apesar da forte chuva que caiu na sexta-feira e no sábado, no domingo o tempo estava ótimo e a terra molhada, propícia para o plantio. Os voluntários Israel e o Matheus (pai e filho) compartilharam conosco a experiência que tiveram na semana anterior, junto com outros moradores da Urca, recolhendo o lixo dos blocos rochosos entre o mar e a mureta. Em 250 metros de orla eles recolheram quase meia tonelada de lixo. Parabéns Israel, Carlos Ayres, Celi, Matheus e aos outros participantes, pela iniciativa.
Foi uma satisfação também ter conosco nesse mutirão a Audrey Kunze, mãe da Kahena Kunze, medalhista de ouro na vela na Olimpíada do Rio (classe 49erFX), juntamente com a Martine Grael. Elas ajudaram o Brasil a ficar na 13ª posição nosábado, 10 de fevereiro de 2018
MUTIRÃO DO DIA 04/02/2018
Fevereiro chegou com a expectativa do Carnaval e com o calor habitual do verão carioca. E como de praxe, no dia 04, primeiro domingo do mês, fizemos o nosso mutirão mensal de plantio no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar). Apesar de estar nublado, a caminhada pela trilha foi feita com alguma dificuldade pelos participantes, pois estava muito abafado.
Fizemos o plantio na face norte do trecho entre os Morros do Pão de Açúcar e da Urca, uma área que foi reflorestada nos anos 1990 e que está precisando de reforço de plantio por causa da morte de algumas árvores, o que causou uma pequena clareira.
Plantamos 30 mudas das seguintes espécies: paineira-rosa, ipê-amarelo, pau-brasil, sibipiruna, angico-branco e cedro, doadas pela Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA).
Agradecimentos: A SECONSERMA, pela doação das mudas; ao Marcelo Barros de Andrade, Gestor do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar), pelo apoio; a Kika Ramos, pelas fotos; ao Belmiro Feijó e ao Marcelo Xavier por fazerem os berços
Fizemos o plantio na face norte do trecho entre os Morros do Pão de Açúcar e da Urca, uma área que foi reflorestada nos anos 1990 e que está precisando de reforço de plantio por causa da morte de algumas árvores, o que causou uma pequena clareira.
Plantamos 30 mudas das seguintes espécies: paineira-rosa, ipê-amarelo, pau-brasil, sibipiruna, angico-branco e cedro, doadas pela Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA).
Agradecimentos: A SECONSERMA, pela doação das mudas; ao Marcelo Barros de Andrade, Gestor do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar), pelo apoio; a Kika Ramos, pelas fotos; ao Belmiro Feijó e ao Marcelo Xavier por fazerem os berços