PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

MUTIRÃO DE PLANTIO/MANUTENÇÃO COM O CERJ


O Centro Excursionista Rio de Janeiro (CERJ) adotou em 2004 o Paredão Lagartinho, na face sul do Pão de Açúcar. Desde então, sob minha coordenação, vem sendo feita a recuperação ambiental/reflorestamento do local, que é de difícil acesso e tem aclive acentuado. A área em recuperação tem cerca de 1 hectare e era totalmente recoberta pelo capim colonião, espécie exótica invasora, grande propagadora de incêndios.
De 2004 a 2008 foram feitos mutirões mensais no local para a retirada do capim, plantio de espécies da Mata Atlântica e a indispensável manutenção, sem a qual as mudas teriam sucumbido ao retorno do capim, que é extremamente adaptável e resistente.
Em 16/12/18, por iniciativa do Henrique Menescal, atual Diretor de Meio Ambiente do CERJ, coordenei mais um mutirão de plantio e manutenção no local. Atualmente os mutirões tem sido feitos uma vez por ano, periodicidade suficiente para manter o capim sob controle. Vários sócios do CERJ
participaram desta atividade em prol do nosso querido Pão de Açúcar, confirmando este compromisso iniciado há 14 anos. Plantamos 20 mudas (cedro, angico-branco, pau-brasil, embiruçú, ipê-amarelo e amendoim-bravo), contribuindo para a diversidade e adensamento das espécies no local.
No caminho, uma parada para apreciar o pau-brasil doado pelo Carrozzino, plantado em homenagem ao Jair Lourenço, ex-sócio do CERJ falecido em 2008. Ele está crescendo vigoroso, de frente para o paredão sul do Pão de Açúcar.
Agradeço o apoio da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA), do Gestor do MoNa Pão de Açúcar, Marcelo Barros de Andrade, e do Presidente do CERJ, Roberto Schmidt.
Agradeço também ao Fernando Corrêa, pelas fotos, e ao Eliel Castro, pelo preparo dos berços para as mudas.
Participantes:
Camilla VasconcellosCarlos Henrique MenescalDaniel Rodrigues LagrecaEmílio VizintiniEliel Leonardo CastroFernando CorreaFernando Fajardo (Velho)Gisela PuppinHenrique MenescalJana Ribeiro MenezesMiriam GerberRainer Seffrin.     
(Sávio Teixeira)








































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário