PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

domingo, 2 de dezembro de 2018

MUTIRÃO DE PLANTIO NO VALE VERDEJANTE - 24.11.2018


A ONG Vale Verdejante assinou convênio com a Fundação Banco do Brasil (FBB) no dia 28.09.2018, para execução do projeto "Reflorestamento e Educação - Integração Urbana-Rural com Inclusão Social (Mar e Montanha)", em parceria com o Projeto Pão de Açúcar Verde / Instituto Ecoflora.

Como parte das atividades previstas no convênio, no dia 24.11.2018 fizemos um evento com várias  atividades na sede da Vale Verdejante em Andrade Costa, Distrito de Vassouras (RJ), que  incluiu um mutirão de plantio de 500 mudas de espécies da Mata Atlântica coordenado pela Denise Thomé, mutirão de plantio em canteiro agroflorestal e roda de conversa sobre inclusão social, coordenados pelo Cainã e pela Ana, apresentação de hip hop/dança por crianças de escolas locais, e um delicioso almoço preparado no fogão a lenha por moradoras da região, coordenadas pela Cátia Santos, com renda
revertida para as mesmas. Como forma de estimular o empreendedorismo e o empoderamento feminino, essas moradoras tiveram o apoio da Vale Verdejante para criar o coletivo Mulheres Doces, que produz e comercializa compotas, geleias e doces.
Estiveram presentes alunos das escolas municipais Horácio de Mello e Sagrada Família de Nazaré, e vários moradores de Andrade Costa. Do Rio, os participantes do Projeto Pão de Açúcar Verde foram de ônibus fretado, além de grande número de sócios do Centro Excursionista Brasileiro (CEB), que foram de carro próprio e também no ônibus fretado.
Foi um evento memorável, com cerca de 170 participantes entusiasmados por estarem ajudando a reflorestar esse lindo vale que um dia foi uma terra árida e compactada pelo pisoteio causado pela pecuária. A ambientalista Denise Thomé, com sua indiscutível liderança, é a protagonista desse empreendimento de grande valor socioambiental, que conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil (FBB) desde 2017 por  meio de um outro projeto em execução.
Agradecemos a participação de todos e destacamos a presença do gestor do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, Marcelo Barros de Andrade,  da diretora da Escola Municipal Horácio de Mello, Roseli Vilela Novaes, da presidente da Associação de Moradores de Andrade Costa, Silvana Gaspar de Matos, da jornalista Joana Dale, do Vereador de Vassouras, Marcos Batalhae dos professores Erika Cortines, Fábio Almeida, e Patrícia Duffles, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Fotos: Christina Bocayuva e Erika Cortines. Muito obrigado!
Sávio Teixeira
----------------------------------------------------------------------------------------
O próximo evento conjunto da Vale Verdejante com o Projeto Pão de Açúcar Verde será no dia 09.12.2018, na 2ª edição do evento "Voluntários em Ação", que visa celebrar e reconhecer as diversas atividades voluntárias de conservação ambiental que são desenvolvidas no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca e no seu entorno. Contamos com sua presença. 
Local: em frente a Praia Vermelha, na Urca (no estacionamento da ECEME)
Horário: das 9h às 17h (veja o folder no final da postagem)










 





 

 












 



 




 















































 




























 











 













































4 comentários:

  1. Muito bacana! Parabéns Savio e todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
  2. Otimo iniciativa espero que podem extender as atividade para proteção, recuperação e turismo no Macico da Pedra \branca da Fazenda Modelo ate Barra de Guaratiba

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por está iniciativa tão importante, vamos plantar mais árvores em todos os morros e serras da nossa cidade, vamos também plantar mais na árvores na nossa cidade e peço também que ajudem a reflorestar a nossa floresta Amazônica.
    Parabéns a todos os envolvidos.
    Nilton.

    ResponderExcluir