sábado, 30 de setembro de 2017

MUTIRÃO COM ALUNOS DO COLÉGIO SANTA MARCELINA (26.09.2017)

(Clique nas fotos para ampliar)
No dia 26/09/2017, alunos do Colégio Santa Marcelina participaram de um mutirão de plantio de espécies da Mata Atlântica no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca. Desta forma, comemoramos em grande estilo o dia da árvore (21/09) e a chegada da primavera (22/09).
O convite para que eu organizasse o evento veio através da professora Cássia, apoiada pela Irmã Carmem, diretora do colégio, e achei a proposta excelente. Crianças participando de atividades de plantio é sempre uma ótima ideia. O singelo ato de plantar uma muda de árvore pode ser o primeiro passo para a formação de um futuro ambientalista. E no futuro vamos precisar muito desta categoria de cidadãos.
Fizemos o plantio em um local próximo da Pista Cláudio Coutinho e finalizamos em uma clareira que está sendo reflorestada e onde morou por décadas o ermitão Gomes. Plantamos pau-brasil, ipê-

sábado, 9 de setembro de 2017

MUTIRÃO DO DIA 03/09/2017

(CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR)
Setembro chegou e  com ele o prenúncio da primavera e de dias mais quentes no Rio, e no primeiro domingo do mês, como de praxe, aconteceu o nosso mutirão mensal de plantio no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar). O dia estava perfeito para a atividade, com sol pleno e temperatura amena. Neste mutirão tivemos a presença de 3 intercambistas da PUC: a Ghislaine, a Juliet e a Laima, de diferentes países. Uma troca estimulante de culturas. 

Ainda no ponto de encontro, tive o prazer de reencontrar os amigos Elias Arruda e Alessandra Choqueta, e o pequeno Tomás Choqueta Arruda, filho do casal e guia mirim. O Elias e a Alessandra criaram o Projeto Criança na Montanha com o objetivo de familiarizar as crianças e os pais no ambiente de montanha. A iniciativa merece aplausos por ser uma ótima oportunidade de desenvolver a consciência ambiental e estimular nos infantes o contato com a natureza. E neste dia estavam colaborando com o Projeto NAU na Natureza e se preparavam para levar