sábado, 21 de março de 2015

MUTIRÃO DE MANEJO DE TRILHA

Clique em "Mais Informações" e nas fotos, p/ ampliar
O Mosaico Carioca de Áreas Protegidas, com o apoio do gestor do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, Marcelo Barros de Andrade, promoveu no dia 22/02/2015, mutirão de manejo em um trecho de trilha no Morro da Urca. Foi um manejo preparatório para a caminhada que foi feita no dia 01/03/2015, aniversário do Rio. Trabalhamos em uma variante da trilha que no passado dava acesso à Fortaleza de São João. Esse pedaço de trilha encontra-se fechado pelo Exército, e foi aberto exclusivamente para essa caminhada comemorativa da Trilha Transcarioca

Utilizamos troncos de madeira disponíveis no início da trilha do Morro da Urca e materiais encontrados no local do manejo, com resultado satisfatório.  

Os voluntários:

quarta-feira, 11 de março de 2015

JORGE PEDRO PEREIRA CARAUTA


Jorge Pedro Pereira Carauta (1930-2013) dedicou sua vida à botânica, tendo se tornado um expoente em sua área de atuação científica.
Pedro Carauta foi um grande incentivador do meu trabalho de reflorestamento na face leste do Pão de Açúcar, morro pelo qual nutria um carinho especial, pois além de ter sido montanhista, fez também importantes trabalhos de levantamento da flora, tendo catalogado, junto com Rogério Ribeiro de Oliveira, a vegetação das encostas dos morros do Pão de Açúcar, Urca e Cara de Cão.
Era professor associado do Departamento de Botânica do Museu Nacional/UFRJ, Fellow da Linnaean Society e editor chefe da revista ALBERTOA desde 1984, onde publicamos juntos "REFLORESTAMENTO NA FACE LESTE DO MORRO DO PÃO DE AÇÚCAR-RIO DE JANEIRO", disponível na aba Publicações Científicas deste blog.
Foi homenageado na XXXII Jornada Fluminense de Botânica de 2013 (11 a 14/09), promovida pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Sua dedicação à botânica e sua generosidade são seus grandes legados.
(Sávio)


terça-feira, 3 de março de 2015

MUTIRÃO DO DIA 01/03/2015

Clique em Mais Informações e nas fotos para ampliar

Numa feliz coincidência, o primeiro domingo de março, dia do nosso tradicional mutirão, foi também o aniversário de 450 anos do Rio. Isso deu ao mutirão um caráter especial e o plantio se tornou também uma forma de homenagem à Cidade Maravilhosa.

Além das 35 mudas doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tivemos também a doação de 15 mudas de palmeira juçara doadas por Oscar Graça Couto, do Projeto Amável. Esse projeto tem como foco o plantio e uso sustentável dessa palmeira tão emblemática para a mata atlântica. Ele distribuiu também kits com sementes da juçara e pudemos provar o  Juçaí, um alimento à base da juçara e que lembra o açaí. O grande desafio do Projeto Amável é demonstrar que a palmeira juçara é mais viável economicamente em pé, com a comercialização dos frutos e sua importância ecológica(dezenas de animais se alimentam de seus frutos).
Tito Tortori, do projeto Mudamata, também doou 2 mudas (pitombeira e castanha do Maranhão) e