PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

quinta-feira, 23 de maio de 2013

MUTIRÃO COM TIME DE VÔLEI FEMININO DA LIPSCOMB UNIVERSITY DE NASHVILLE, TENNESSEE, EUA

A alegria do time após o plantio das 20 mudas/A happy team after planting 20 trees
(Clique nas fotos para ampliar/Click on the photos to enlarge)
No dia 18/05/2013, tive o prazer de receber o time de vôlei feminino da Lipscomb University, de Nashville, Tennessee, Estados Unidos encaminhado pelo Rotary Club do Rio de Janeiro para um mutirão de plantio.
Eles passaram dez dias no Rio de Janeiro, mas não apenas como turistas habituais. Tiveram uma programação intensa que incluiu visitas a  2 escolas, trabalhos em 2 igrejas, visitas aos pontos turísticos principais e jogaram uma partida amistosa com o time de vôlei feminino do Fluminense.
Um time  alegre, disposto e que quis deixar marcada sua passagem pelo Rio de Janeiro também em relação à Natureza.
Escolheram fazer um plantio de espécies da mata atlântica no entorno do Pão de Açúcar, um dos ícones de nossa cidade.
Foi uma manhã muito agradável. A forte chuva que caiu no dia anterior deu uma trégua e abriu uma janela de tempo bom para que realizássemos o evento com tranquilidade. O Matthew, que em princípio não poderia estar conosco, teve uma viagem adiada e pôde nos dar a honra da presença, já que ele era o guia da equipe no Rio e fala fluentemente português, pois morou no Brasil por 9 anos.
Foi uma atividade importante dentro da programação do grupo e que, segundo eles, fechou com "chave de ouro" a passagem deles pela nossa cidade.
Foram plantadas 20 mudas de espécies da Mata Atlântica doadas pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

domingo, 12 de maio de 2013

MUTIRÃO COMEMORATIVO DOS 11 ANOS DO PROJETO - 05.05.2013

Nossas crianças, sementes da nova era
(clique nas fotos para ampliar)

No domingo, 5 de maio, realizamos mais um mutirão no entorno do Pão de Açúcar. Trabalhamos próximo à Pista Cláudio Coutinho, local de fácil acesso para os novos participantes. Plantamos ipês, palmeiras gerivá, araçás da praia, guamirins, tachis, aroeiras, pitangueiras e árvore de sabiá. Ao todo foram 35 mudas: 20 doadas pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 10 doadas pelas voluntárias Layla Carrozzino e Ana Milezi e 5 doadas pela voluntária Milena Duchiade.

Este foi um mutirão especial, pois o Projeto Pão de Açúcar Verde está completando 11 anos de muito esforço, trabalho e perseverança, que obteve ótimos resultados com a ajuda de voluntários e de instituições às quais sou grato.

Foram centenas de voluntários ao longo desses anos. Sou grato a todos pela ajuda, por menor que seja.