PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

segunda-feira, 12 de março de 2012

CAMINHADA DEMONSTRATIVA


Caminhada com os alunos do Curso Básico de Montanhismo do Centro Excursionista Rio de Janeiro (CERJ), no dia 11/03/2012. O objetivo era conhecer as áreas em reflorestamento nas faces leste e sul do Pão de Açúcar, incluindo o Paredão Lagartinho, adotado pelo CERJ em 2004.

sábado, 10 de março de 2012

PALESTRA: "ÉTICA, ECOLOGIA E MÍNIMO IMPACTO EM AMBIENTES DE MONTANHA"

 Palestra proferida em 07.03.2012, integrante do Curso Básico de Montanhismo 2012 do CENTRO EXCURSIONISTA RIO DE JANEIRO (CERJ).
Foi um prazer falar para uma turma interessada e atenta e a complementação desta palestra será uma caminhada demonstrativa no dia 11.03.2012 à face leste do Pão de Açúcar, restrita aos alunos.
Agradeço ao CERJ pelo convite e à Jaqueline Macedo(Jackie Gaia), do blog Seu Consumo, Seu Futuro, pela ajuda com o Datashow.


sexta-feira, 9 de março de 2012

PRÊMIO "PARCEIROS DO MEIO AMBIENTE"

Cerimônia de entrega do prêmio Parceiro do Meio Ambiente, realizada no Palácio São Clemente,    sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, no dia 07 de Março de 2012. 
Prêmio entregue por Isabela Lobato, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.


     

domingo, 4 de março de 2012

REPORTAGEM - SITE DA PREVI / PRINCÍPIOS INSTITUTO AKATU

http://www.previ.com.br/portal/page?_pageid=57,2063909&_dad=portal&_schema=PORTAL





MEIO AMBIENTE :: 20120302
Fonte menor Fonte maior   Voltar voltar


Pequenas atitudes, grandes mudanças

Medidas realizadas no dia a dia podem ajudar o planeta




A questão do cuidado com a biodiversidade está sendo olhada em diversas esferas da sociedade, mídia, governo, empresas e ações individuais. Desligar a televisão quando não está assistindo ou até mesmo fechar a torneira enquanto lava a louça ou escova os dentes são pequenas atitudes, mas fazem toda a diferença para a preservação dos recursos naturais.
Parceiros do meio ambiente
Um bom exemplo de como o tema da sustentabilidade é importante e merece atenção de todos é a iniciativa do bancário do Banco do Brasil, Sávio Teixeira, da agência do Leblon no Rio de Janeiro (RJ). Há dez anos ele utiliza seu tempo livre para o reflorestamento do Costão do Pão de Açúcar.

CONTROLE DA LEUCENA


Durante todo o mês de fevereiro/2012 e início de março, fiz o controle da Leucena, planta exótica que tinha infestado um trecho em recuperação no Grotão do Pão de Açúcar.
Contei com a ajuda do Mário Senna e do Bruno Graell nessa empreitada que não foi fácil. Algumas árvores já estavam com porte robusto e espalhando muitas sementes.
Essa espécie, além de exótica, é muito agressiva, colonizando rapidamente as áreas abertas. Elas fecham a área, formando copa quase única, inviabilizando o crescimento das espécies plantadas no reflorestamento e causando grande estrago às nativas que germinaram espontaneamente.

BALA DE CANHÃO NO GROTÃO DO PÃO DE AÇÚCAR

video


Mais uma das inúmeras balas de canhão que  achei no Pão de Açúcar.
Na filmagem, Bruno Graell.